PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Defesa Civil emite alerta de chuvas fortes na Baixada Santista; o acumulado pode chegar a 100mm

 A previsão é que o tempo feche entre terça-feira (13) e quinta-feira (15). 

 

Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik

Da redação 

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de chuvas fortes na Baixada Santista. A previsão é que o tempo feche entre terça-feira (13) e quinta-feira (15). O acumulado de chuvas pode chegar a 100 mm.

De acordo com o Instituto Climatempo, a regi√£o sudeste do Brasil, onde se encontra a Baixada Santista, sente a influ√™ncia da grande massa ar quente e √ļmido que predomina sobre o pa√≠s. “O litoral de S√£o Paulo tem sol e chuva passageira”, informa.

Recomenda√ß√Ķes

O órgão recomenda que os moradores evitem áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores. Ao ouvir um trovão, as pessoas devem procurar um local coberto.

Quem mora em áreas de encosta precisa observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.

Os temporais podem provocar fortes rajadas de vento, com risco de queda de √°rvores e danos em constru√ß√Ķes quando as rajadas chegam a 75km/h. Em cen√°rios mais cr√≠ticos, os vendavais com velocidade a partir de 90km/h podem arrancar √°rvores e provocar danos estruturais em constru√ß√Ķes. Nestes casos, procure um abrigo seguro, evitando √°rvores ou coberturas met√°licas fr√°geis; mantenha dist√Ęncia de janelas, vidros e objetos perfurantes.

A Defesa Civil do estado estar√° de prontid√£o ao longo destes dias, monitorando em tempo real a evolu√ß√£o da chuva e emitindo os alertas √† popula√ß√£o pelo SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o n√ļmero 40199 e no campo da mensagem digite o CEP da localidade de interesse.