PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Defesa Civil emite alerta de chuvas fortes na Baixada Santista; o acumulado pode chegar a 100mm

 A previsão é que o tempo feche entre terça-feira (13) e quinta-feira (15). 

 

Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik

Da redação 

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de chuvas fortes na Baixada Santista. A previsão é que o tempo feche entre terça-feira (13) e quinta-feira (15). O acumulado de chuvas pode chegar a 100 mm.

De acordo com o Instituto Climatempo, a região sudeste do Brasil, onde se encontra a Baixada Santista, sente a influência da grande massa ar quente e úmido que predomina sobre o país. “O litoral de São Paulo tem sol e chuva passageira”, informa.

Recomendações

O órgão recomenda que os moradores evitem áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores. Ao ouvir um trovão, as pessoas devem procurar um local coberto.

Quem mora em áreas de encosta precisa observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.

Os temporais podem provocar fortes rajadas de vento, com risco de queda de árvores e danos em construções quando as rajadas chegam a 75km/h. Em cenários mais críticos, os vendavais com velocidade a partir de 90km/h podem arrancar árvores e provocar danos estruturais em construções. Nestes casos, procure um abrigo seguro, evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis; mantenha distância de janelas, vidros e objetos perfurantes.

A Defesa Civil do estado estará de prontidão ao longo destes dias, monitorando em tempo real a evolução da chuva e emitindo os alertas à população pelo SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e no campo da mensagem digite o CEP da localidade de interesse.