PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Filme repetido: Barreira do Jo√£o Guarda, em Guaruj√°, tem deslizamento de terra causado pela chuva

Da Redação

Em março de 2020, um deslizamento provocado pela forte chuva na Barreira do João Guarda, em Guarujá, causou a morte de sete pessoas.

O filme se repetiu no morro nas primeiras horas desta quarta-feira (20) pela mesma razão, mas desta vez não houve vítimas. e, sim, apenas danos materiais.

O escorregamento, considerado de médio porte e envolveu blocos de rocha, aconteceu por volta de 0h10, no fim da Rua Uruguai e invadiu parte do quintal de um imóvel.

A equipe da Defesa Civil, ainda durante a madrugada, realizou vistoria no local, promovendo a interdição de três moradias preventivamente e, uma moradia interditada parcialmente.

Nova vistoria est√° sendo realizada pelos agentes nesta manh√£, a fim de uma melhor averigua√ß√£o t√©cnica acerca das condi√ß√Ķes atuais. Os moradores est√£o cientes do risco e foram orientados quanto √† evacua√ß√£o da √°rea.

Em Guaruj√°, foi registrado acumulado pluviom√©trico das √ļltimas 24 horas de 43,0 mm e de 87,6 nas √ļltimas 72 horas.

Obras

Após insistentes cobranças da Prefeitura de Guarujá junto aos governos Federal e Estadual ainda em março de 2020, foi anunciada, em junho de 2021, a liberação de verba para as obras de contenção na encosta do Morro da Barreira do João Guarda, pelo Governo do Estado.

No final de julho, a Secretaria ¬†Municipal de Planejamento encaminhou uma concep√ß√£o de projeto √† Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, or√ßado em R$ 23 milh√Ķes.

Após ajustes solicitados pelo Estado, uma proposta final foi encaminhada para análise e aprovação. Com isso, a Cidade aguarda a assinatura do convênio, que deverá ocorrer nas próximas semanas. O início das obras está previsto para até o final deste ano.

Foto: Reprodução Redes Sociais