A jovem Ana Gabriela Mendes teria pegado seu cão no colo e trancou-se no banheiro, no inÃcio do incêndio.
Foto: Arquivo pessoal / Marcelo Ricky
Por VinÃcius Farias
O incêndio que matou uma adolescente autista de 15 anos e o cachorro dela, teria começado no sofá, quando ela e sua irmã de 12 anos ligaram o ventilador na tomada, o que culminou em fagulhas, que pegaram no sofá, iniciando o incêndio. O caso ocorreu na comunidade Dique do Caixeta, no bairro Jóquei Clube, em São Vicente, na manhã desta sexta-feira (14). No total, seis barracos foram destruÃdos pelo fogo.
Segundo informações da PolÃcia Civil, assim que as chamas se iniciaram, a irmã de 12 anos correu para a parte externa da residência e não sofreu ferimentos. Já a jovem Ana Gabriela Mendes, de 15 anos, pegou seu cão no colo e trancou-se no banheiro, sendo carbonizados.
Os pais chegaram em seguida, mas não puderam fazer nada e acabaram passando mal. De acordo com a corporação, não houveram outras vÃtimas. A PolÃcia Civil investiga o caso como morte acidental e suspeita.
Sobre o caso
VÃdeo: Reprodução / Marcelo Ricky
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada para a ocorrência de incêndio em barracos de madeira à s 10h26. A corporação enviou oito viaturas, com 24 bombeiros para a ocorrência que ainda está em andamento. O fogo já foi controlado, mas os agentes fazem o trabalho de rescaldo. Ana Gabriela foi encontrada nos escombros das madeiras e o corpo foi reconhecido pela famÃlia.
Segundo os bombeiros, antes da chegada dos agentes, populares tentaram controlar o fogo com baldes de água.
Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), informou que a a equipe da Defesa Civil atendeu prontamente um chamado para ocorrência de incêndio no Dique das Caixetas, bairro Jóquei Clube, por volta das 10h15. Às 11h10 a equipe do Corpo de Bombeiros já havia controlado o incêndio, constatando, de acordo com informações fornecidas pela instituição, duas unidades habitacionais atingidas pelo fogo.
Segundo a administração municipal, a prefeitura deslocou, rapidamente, profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que estão no local prestando assistência à s famÃlias e oferecendo serviço de acolhimento.
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) também se mobilizou para a causa e está aceitando doações de mantimentos que serão destinados à s famÃlias. O munÃcipe pode fazer sua contribuição nos seguintes endereços: Rua Benedito Calixto, 205 – Centro e  Avenida Ulisses Guimarães, 181 – Rio Branco.