PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Fundo Social de Guarujá abre em março 365 vagas para cursos de qualificação profissional

Serão oito cursos de graça e as matrículas acontecem nos dias 12 e 13 de março. 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá

Da redação

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guaruj√° abre inscri√ß√Ķes na pr√≥xima semana para cursos de qualifica√ß√£o profissional. Ser√£o 365 vagas distribu√≠das em 10 cursos, de gra√ßa. As matriculas acontecem nos pr√≥ximos dias 12 e 13, das 9 √†s 16 horas, na sede da institui√ß√£o, que fica na Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 ‚Äď Centro.

A iniciativa faz parte do Projeto Esmeralda, que visa proporcionar às pessoas em situação de vulnerabilidade social a reinserção no mercado de trabalho ou mesmo abrir o próprio negócio. Os interessados devem, no ato da matrícula, apresentar RG ou documento com foto e comprovante de residência. A idade mínima para participação é de 16 anos, os menores de idade precisam ir acompanhados do responsável.

As aulas ser√£o ministradas em dois per√≠odos, manh√£ e tarde. H√° vagas para Panifica√ß√£o ‚Äď Padaria Artesanal (126), Croch√™ (10), Artesanato em Feltro (10), Amigurumi (10), Modelagem Industrial (30), Design de Moda (15),Tecnologia e Redes Sociais para Idosos (25), Foto Mobile -T√©cnicas de Fotografia pelo celular (45), Objetos de Decora√ß√£o em Gesso (63) e Capoeira Adaptada para Idosos (30).

Cursos
No curso Padaria Artesanal, os alunos desenvolvem técnicas de massas para confecção de pães e bolos. Já nas oficinas de crochê, artesanato em feltro e amigurumi, os candidatos aprendem os principais pontos para tricotar, além de criar diversos artesanatos com feltro.

Aqueles que desejam captar imagens com celular, o curso Foto Mobile proporciona um aprendizado da arte de fotografar. Na grade curricular, técnicas de composição, luz, enquadramento, entre outras. O aluno conquista uma visão e perspectiva mais ampla e criativa. Já no curso de objetos de decoração em gesso, os alunos aprendem a forma específica de aplicação do material e criam peças para decorar ambientes.

Já modelagem industrial é uma prática essencial na fabricação de produtos, envolvendo a interpretação de desenhos e modelos para criar protótipos em formas bi ou tridimensionais. E o design de moda é uma disciplina criativa que abrange o processo de concepção, desenvolvimento e realização de peças de vestuário e acessórios.

Para os idosos que querem ganhar maior mobilidade e qualidade de vida a capoeira adaptada proporciona agilidade, resistência e equilíbrio, além de criar laços de convivência. Outro curso voltado para a terceira idade é o de tecnologia e redes sociais. A tecnologia pode ajudar os idosos a se manterem mentalmente mais ativos, além de aprenderem a se comunicar e não cair em golpes.