PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Greve: 160 funcionários da Viação Bertioga continuam parados nesta quarta (19)

Da Redação

Atualizado às 17h40

Os 160 funcionários da Viação Bertioga continuam a greve nesta quarta-feira (19). Os funcionários, que requerem o recebimento do salário atrasado amanhã (20) e do vale-refeição (25) recusaram a proposta oferecida em assembléia, na última segunda (18) de que receberiam o pagamento em atraso entre 20 e 30 deste mês. Eles deveriam ter recebido no último quinto dia útil.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e Região vai apresentar a ponderação da categoria na próxima audiência, que acontece nesta quinta-feira, no Tribunal do Trabalho.

 - REVISTA MAIS SANTOSNa foto, a assembleia de motoristas e demais profissionais da Viação Bertioga de segunda-feira. A proposta não foi aceita pelos trabalhadores. 

(Crédito: Paulo Passos) 

José Alberto Torres Simões ‘Betinho’, vice-presidente do sindicato, dizem que a empresa também deve férias, depósitos de INSS, FGTS e plano de saúde. “As famílias estão passando extremas necessidades. O pessoal está preocupado com o pagamento das dívidas trabalhistas. Muitos estão até sem comida e produtos de higiene em casa. Prestamos assistência à categoria”.

Os motoristas contam que nem mesmo os dez veículos que Bertioga incumbiu em circular, por ordem judicial, estão em condições de segurança por falta de manutenção.

Esta é a sétima greve dos trabalhadores apenas em 2020, sem contar as diversas ocorridas em anos anteriores pelos mesmos motivos. Segundo informações do sindicato, a Viação já perdeu várias ações na Justiça do Trabalho.

Outro lado

Por meio de nota, a Prefeitura de Bertioga informa que “vem acompanhando atentamente os acontecimentos relativos ao transporte público da cidade, e vem fiscalizando  a operação da Viação Bertioga continuamente, verificando o número de ônibus em circulação, cumprimento de viagens, o estado dos carros e a garagem”.

Alé mdisso, pontua que “várias irregularidades foram constatadas e a Viação Bertioga foi devidamente notificada. Existe um processo administrativo em andamento para apurar as irregularidades na operação da empresa”.

Sobre a questão da licitação do transporte público coletivo, a Administração nacional explica que “após esmiuçados estudos técnicos e financeiros, ela foi devidamente publicada, porém foi alvo de descabidas ações de impugnação junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), onde já apresentamos as razões de defesa, dentro do prazo, àquela corte, onde aguardamos uma decisão do TCE/SP, para que o edital seja republicado o mais breve possível”.

A Prefeitura de Bertioga encerra a nota garantindo que “está empenhada em oferecer à população de Bertioga um transporte digno e de qualidade, conforme foi estudado no processo para elaboração do novo edital publicado”.