PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Guarda Ambiental de São Vicente devolve saruês e aves à natureza

Da Redação

 - REVISTA MAIS SANTOSA Guarda Civil Ambiental de São Vicente devolveu três espécies diferentes de animais à natureza. Seis jovens saruês (gambá-de-orelha-preta), um urubu-de-cabeça-preta e um colhereiro foram soltos após terminarem o processo de reabilitação realizado no Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (CEPTAS), em Cubatão, na última terça-feira (3).

O colhereiro, que tem esse nome por ter um bico cujo formato lembra uma colher, foi liberto no Rio Jurubatuba (área continental de Santos), próximo a uma Unidade de Conservação. A ave exibe uma plumagem cor-de-rosa durante o período reprodutivo, que pode servir como um indicador da qualidade do meio-ambiente em que vive. Quanto mais crustáceos ingere, mais forte fica a tonalidade de suas penas.

Já os jovens saruês são marsupiais pequenos, com com 40 a 50 centímetros de comprimento em média. O urubu é uma ave de rapina que se alimenta, principalmente, da carcaça de animais mortos. Todos eles vivem agora em uma área de mata na Serra do Mar.

Para denúncias, ou resgates de animais, os munícipes podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), pelos telefones (13) 3569-2213, (13) 3569-2292 e (13) 99679-3604, ou com a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do 153.

Além disso, também existe a opção de acionar os agentes ambientais pelos e-mails gcmpamb@saovicente.sp.gov.br e gcmambiental09@gmail.com.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de São Vicente