PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Guarujá: em fase final de obras, Praça dos Expedicionários vira atração turística

Da Redação

O complexo tur√≠stico da nova Pra√ßa dos Expedicion√°rios, na Praia de Pitangueiras, entrou na fase final de obras. A grande atra√ß√£o do novo ponto tur√≠stico de Guaruj√° ser√° um fonte interativa musical, cuja instala√ß√£o est√° nos arremates finais. O espa√ßo ser√° complementado com novo mobili√°rio, piso acess√≠vel, revitaliza√ß√£o de paisagismo, nova ilumina√ß√£o, entre outras interven√ß√Ķes.

O projeto de revitaliza√ß√£o √© assinado pela Secretaria Municipal de Planejamento e financiado por verbas de dois conv√™nios assinados entre a Prefeitura e Governo do Estado, por meio do Dadetur ‚Äď Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Est√Ęncias Tur√≠sticas. Um deles, de R$ 995,7 mil, diz respeito, especificamente, √† fonte interativa. O outro, de R$ 3,9 milh√Ķes, se refere √†s revitaliza√ß√Ķes da Pra√ßa dos Expedicion√°rios e da vizinha Pra√ßa das Bandeiras, tamb√©m em Pitangueiras.

Acesso direto √† faixa de areia da Praia de Pitangueiras para quem chega pelas imedia√ß√Ķes da Avenida Puglisi, uma das principais de Guaruj√°, o projeto da nova Pra√ßa dos Expedicion√°rios tem dois mil metros quadrados de √°reas para entretenimento e lazer e prev√™ a passagem de pedestres no trecho onde hoje existe um quiosque.

Remoção

O equipamento não possui termo de permissão de uso junto à Administração Municipal e já teve as licenças de funcionamento a título precário que garantiam seu funcionamento cassadas, por não estarem de acordo com a legislação municipal.

O espa√ßo livre que ser√° aberto ap√≥s a demoli√ß√£o do quiosque ser√° devolvido √† popula√ß√£o em forma de espa√ßo √ļnico de acessibilidade, evitando aglomera√ß√Ķes, uma vez que a pra√ßa passar√° a ter uma grande √°rea molhada, em raz√£o da instala√ß√£o da fonte interativa musical, proporcionado, assim, seguran√ßa aos usu√°rios.

Fonte

A fonte interativa musical, numa √°rea de 369,7 metros quadrados, ter√° 115 jatos, ilumina√ß√£o e sonoriza√ß√£o embutidos, al√©m de piso drenante, e permitir√° total intera√ß√£o com visitantes tanto com a ilumina√ß√£o quanto com os jatos d’√°gua.

A nova atração será entregue ainda neste mês de dezembro, enquanto o complexo inteiro da nova Expedicionários deverá ser entregue à população até o final de janeiro de 2022.

Em volta da fonte, est√° em execu√ß√£o, ainda, o piso em mosaico em uma parte da pra√ßa, preservando as tradicionais pedras portuguesas aplicadas nas cal√ßadas da Cidade. O paisagismo, que tornar√° o ambiente mais receptivo, est√° sendo implantado, bem como as instala√ß√Ķes el√©tricas e hidr√°ulicas da fonte.

Foto:  Helder Lima/PMG