PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Guarujá: em fase final de obras, Praça dos Expedicionários vira atração turística

Da Redação

O complexo turístico da nova Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras, entrou na fase final de obras. A grande atração do novo ponto turístico de Guarujá será um fonte interativa musical, cuja instalação está nos arremates finais. O espaço será complementado com novo mobiliário, piso acessível, revitalização de paisagismo, nova iluminação, entre outras intervenções.

O projeto de revitalização é assinado pela Secretaria Municipal de Planejamento e financiado por verbas de dois convênios assinados entre a Prefeitura e Governo do Estado, por meio do Dadetur – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas. Um deles, de R$ 995,7 mil, diz respeito, especificamente, à fonte interativa. O outro, de R$ 3,9 milhões, se refere às revitalizações da Praça dos Expedicionários e da vizinha Praça das Bandeiras, também em Pitangueiras.

Acesso direto à faixa de areia da Praia de Pitangueiras para quem chega pelas imediações da Avenida Puglisi, uma das principais de Guarujá, o projeto da nova Praça dos Expedicionários tem dois mil metros quadrados de áreas para entretenimento e lazer e prevê a passagem de pedestres no trecho onde hoje existe um quiosque.

Remoção

O equipamento não possui termo de permissão de uso junto à Administração Municipal e já teve as licenças de funcionamento a título precário que garantiam seu funcionamento cassadas, por não estarem de acordo com a legislação municipal.

O espaço livre que será aberto após a demolição do quiosque será devolvido à população em forma de espaço único de acessibilidade, evitando aglomerações, uma vez que a praça passará a ter uma grande área molhada, em razão da instalação da fonte interativa musical, proporcionado, assim, segurança aos usuários.

Fonte

A fonte interativa musical, numa área de 369,7 metros quadrados, terá 115 jatos, iluminação e sonorização embutidos, além de piso drenante, e permitirá total interação com visitantes tanto com a iluminação quanto com os jatos d’água.

A nova atração será entregue ainda neste mês de dezembro, enquanto o complexo inteiro da nova Expedicionários deverá ser entregue à população até o final de janeiro de 2022.

Em volta da fonte, está em execução, ainda, o piso em mosaico em uma parte da praça, preservando as tradicionais pedras portuguesas aplicadas nas calçadas da Cidade. O paisagismo, que tornará o ambiente mais receptivo, está sendo implantado, bem como as instalações elétricas e hidráulicas da fonte.

Foto:  Helder Lima/PMG