Da Redação
Como parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Guarujá reforça o combate com ações de conscientização no MunicÃpio. A iniciativa é realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas). A Campanha tem como tema: “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.
Durante esse mês, o CREAS intensificou as orientações sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, informando e distribuindo o jornal “Pequeno manual de autodefesa”. Com o tema: “Seu corpo é seu maior tesouro, diga não à violência sexual”, os exemplares foram entregues para famÃlias e indivÃduos em atendimento presencial e visitas domiciliares.
Segundo dados do CREAS, no ano passado a equipe atendeu 40 novos casos de violência sexual e cinco novos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Já entre janeiro à abril deste ano foram 14 novos casos, o que reforça a importância de prevenir e denunciar tais violências.
O CREAS fica localizado na Rua Buenos Aires, 465 -Vila Maia- (13- 3355-7918), oferece apoio especializado aos indivÃduos e também as famÃlias das vÃtimas de violência fÃsica, psÃquica e sexual, negligência, abandono, ameaça, maus tratos e discriminações sociais.
Como procurar ajudar?
Diante de um caso ou suspeita de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, basta ligar no Disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar. O conselho faz o encaminhamento para o CREAS, onde a criança passa por um acompanhamento psicossocial. Esta equipe faz uma articulação com a rede de atenção (saúde, educação e justiça), a fim de interromper o ciclo de violência.
Os Conselhos Tutelares atendem de segunda a sexta, das 8 às 18 horas: Guarujá (Rua Montenegro, 455 – Vila Maia), telefone (13) 3355-3198 e Vicente de Carvalho (Rua Oscar Sampaio, 66 – Jardim Santense) telefone (13) 3386-1861.
18 de Maio
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituÃdo a partir da aprovação da Lei Federal 9.970/2000. A data marca a ocorrência de um crime bárbaro, que vitimou uma menina de oito anos em Vitória, no EspÃrito Santo.
Imagem:Â KLEITON Santos/Pixabay