PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Guarujá realiza conscientização no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

Da Redação

Como parte das a√ß√Ķes do Dia Nacional de Combate ao Abuso e √† Explora√ß√£o Sexual de Crian√ßas e Adolescentes, celebrado nesta ter√ßa-feira (18), a Prefeitura de Guaruj√° refor√ßa o combate com a√ß√Ķes de conscientiza√ß√£o no Munic√≠pio. A iniciativa √© realizada pelo Centro de Refer√™ncia Especializado de Assist√™ncia Social (CREAS), ligado √† Secretaria de Desenvolvimento e Assist√™ncia Social (Sedeas). A Campanha tem como tema: “Esquecer √© permitir, lembrar √© combater”.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Durante esse m√™s, o CREAS intensificou as orienta√ß√Ķes sobre o abuso e a explora√ß√£o sexual de crian√ßas e adolescentes, informando e distribuindo o jornal “Pequeno manual de autodefesa”. Com o tema: “Seu corpo √© seu maior tesouro, diga n√£o √† viol√™ncia sexual”, os exemplares foram entregues para fam√≠lias e indiv√≠duos em atendimento presencial e visitas domiciliares.

Segundo dados do CREAS, no ano passado a equipe atendeu 40 novos casos de viol√™ncia sexual e cinco novos casos de explora√ß√£o sexual de crian√ßas e adolescentes. J√° entre janeiro √† abril deste ano foram 14 novos casos, o que refor√ßa a import√Ęncia de prevenir e denunciar tais viol√™ncias.

O CREAS fica localizado na Rua Buenos Aires, 465 -Vila Maia- (13- 3355-7918), oferece apoio especializado aos indiv√≠duos e tamb√©m as fam√≠lias das v√≠timas de viol√™ncia f√≠sica, ps√≠quica e sexual, neglig√™ncia, abandono, amea√ßa, maus tratos e discrimina√ß√Ķes sociais.

Como procurar ajudar?

Diante de um caso ou suspeita de abuso ou explora√ß√£o sexual de crian√ßas e adolescentes, basta ligar no Disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar. O conselho faz o encaminhamento para o CREAS, onde a crian√ßa passa por um acompanhamento psicossocial. Esta equipe faz uma articula√ß√£o com a rede de aten√ß√£o (sa√ļde, educa√ß√£o e justi√ßa), a fim de interromper o ciclo de viol√™ncia.

Os Conselhos Tutelares atendem de segunda a sexta, das 8 √†s 18 horas: Guaruj√° (Rua Montenegro, 455 ‚Äď Vila Maia), telefone (13) 3355-3198 e Vicente de Carvalho (Rua Oscar Sampaio, 66 ‚Äď Jardim Santense) telefone (13) 3386-1861.

18 de Maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído a partir da aprovação da Lei Federal 9.970/2000. A data marca a ocorrência de um crime bárbaro, que vitimou uma menina de oito anos em Vitória, no Espírito Santo.

Imagem: KLEITON Santos/Pixabay