Por Silvia Barreto
Da Revista Mais Santos
Celebrar o centenário de moradores deste espaço é algo considerado, até, rotineiro para quem convive ou visita os idosos do Lar Vicentino Assistência à Velhice, em São Vicente. A instituição tem como missão oferecer assistência e acolhimento de forma individual, atendendo pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.
“Nosso maior desafio é oferecer um acolhimento digno, técnico e com muito calor humano. Outro desafio é manter o equilÃbrio financeiro entre o atendimento social e particular”, ressalta o vice-presidente da entidade, Francisco Silva Corrêa.
O Lar Vicentino tem capacidade para abrigar 60 idosos e acolhe moradores da Baixada Santista e de outras cidades do estado de São Paulo. Atualmente, abriga aproximadamente 40 idosos, com faixa etária entre 65 e 95 anos. A diretoria é composta por voluntários que, segundo a filosofia vicentina, trabalham e buscam angariar outros braços para continuarem a servir aqueles que necessitam de apoio.
Frequentemente, eles recebem atendimento feito por especialistas de diversas áreas, como assistente social, fisioterapeuta, professora de educação fÃsica, médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem, cuidadora, limpeza, lavanderia, parte administrativa, nutricionista e manutenção civil.
“Nem todos os idosos têm plano de saúde. Por essa razão, a entidade aciona o Samu quando é necessário e encaminhamos para o Hospital Municipal, com acompanhamento de funcionários da instituição”, explica Corrêa. Nenhum morador contraiu a Covid-19 neste perÃodo de pandemia, mas a atenção especial com a saúde segue firme.
O vice-presidente reforça a necessidade da realização de campanhas para arrecadação de alimentos, fraldas, produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal. “Temos um bazar onde são vendidas as doações e com a renda revertida para a instituição. A retirada de móveis ou outros produtos para a doação podem ser feitos por agendamento”, explica Corrêa.
Histórico
Fundado em 13 de abril de 1950, o Lar Vicentino Assistência à Velhice é referência no acolhimento de idosos na Baixada Santista. A instituição oferece moradia ao idoso por perÃodo determinado ou de longa permanência e equipe multiprofissional altamente capacitada nas áreas de Medicina Geriátrica, Enfermagem, Serviço Social, Nutrição e Educação FÃsica.
É uma instituição reconhecida como de utilidade pública e funciona com auxÃlio dos governos municipal, estadual e federal por meio de convênios, e de contribuições e doações da coletividade. Mantém um bazar em sua sede, onde vende artigos diversos, móveis e eletrodomésticos doados. O Lar Vicentino também arrecada doações em dinheiro por meio da conta: Banco Santander Ag. 3319, Cc: 13000629-5.
O Lar Vicentino Assistência à Velhice fica na Rua Carijós, nⰠ139, no Parque São Vicente, em São Vicente. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e sábado, das 8 às 12h. CEP.: 11360-100. Telefone: (13) 3468-5750.
Foto: Bárbara Farias/Divulgação