Moradores da Vila Tupi, em Praia Grande, garantem que sentiram, por volta das 22h50 (horário de Brasília) desta quinta-feira (18), tremores no solo em decorrência do terremoto de magnitude 7,3 que atingiu o norte do Chile. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para averiguar a situação de um imóvel localizado na Rua Guaianases.
De acordo com a corporação nenhuma avaria foi constatada pelas equipes no local. A Defesa Civil foi acionada para avaliação estrutural dos imóveis.
Segundo a Defesa Civil Estadual e o Centro de Sismologia, os abalos sísmicos sentidos pelos moradores foram reflexos do fenômeno.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que recebeu relatos de tremores de baixa densidade em Santos e São Vicente.
TREMOR
O epicentro do tremor foi na região de Antofagasta, próxima ao deserto do Atacama, na fronteira com Bolívia e Argentina.
Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu a 126 km de profundidade.
O tremor foi localizado a 20 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta, que fica a 1.630 km da capital Santiago.
O serviço hidrográfico chileno descartou alerta de tsunami, afirmando que “o tremor não reúne as condições necessárias para gerar ondas gigantes na costa do país”.