Da Redação
Integrantes do Coletivo Esquerda Feminista de Praia Grande (EFPG) realizaram o ato intitulado “O violador é você!”. A manifestação, contra a absolvição dos policiais militares pelo crime de estupro de uma jovem dentro da viatura com a alegação de que ela poderia ter resistido, aconteceu no ponto de ônibus em frente ao Litoral Plaza Shopping e próximo ao Batalhão da PolÃcia Militar da cidade – local onde os policiais pegaram a vÃtima.
Além do protesto, o coletivo preparou uma nota de repúdio, co-assinada por entidades de classe, sindicais, partidos polÃticos e outros grupos socialmente organizados de todo o Brasil. O documento também foi assinado por movimentos universitários e grupos internacionais.
Segundo as mulheres que organizaram o evento, a manifestação visa conscientizar a população da cidade do crime ocorrido em 2019, assim como da decisão “absurda, repleta de injustiças e retrocessos diante dos direitos arduamente conquistados por nós e uma afronta à nossa luta cotidiana em busca de respeito”, declararam, por meio do documento publicado pelo coletivo nas redes sociais do EFPG.
Elas ainda disseram, na nota de repúdio, que “a injustiça, a indiferença, a violência e o desrespeito batem em nossas portas todos os dias e consideramos que decisões judiciais como essa são bloqueios para tantas mulheres que sofrem diariamente e não têm coragem de denunciar. Por isso, o caso nos coloca em uma situação extremamente perigosa, visto que reforça uma conduta de responsabilização das mulheres pelas violências que sofrem”.
Para saber mais, acesse www.instagram.com/esquerdafeministapg
Fotos: Divulgação