PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Navio bate em dos atracadouros de balsas do lado de Guarujá e destrói flutuador

Da Redação

Motoristas que estavam do lado de Guarujá na travessia de balsas tomaram um grande susto no início da tarde deste domingo, por volta das 13h30. Um navio da Hamburg Sud bateu em um dos atracadouros da cidade.

A travessia ficou parada. Os automóveis tiveram que desembarcar rapidamente da balsa que havia acabado de chegar. Uma ainda estava à deriva poucos momentos depois.

O acidente não teve vítimas. Em nota, o Ibama informou que o canal foi fechado logo em seguida, mas não pelo ocorrido e, sim, por condição climática (ventos acima dos 60 km/h).

Também em nota, o Departamento Hidroviário informou que, neste momento, a travessia Santos/Guarujá já está funcionando normalmente depois da colisão na plataforma da travessia.

O navio de contêiner é o CAP San Antonio, que estava no Tecon (Santos Brasil) até pouco tempo antes. Ele foi construído em 2014 e possui bandeira da Dinamarca. Seu comprimento total é de 333,2 metros e sua largura é de 48,32 metros.

 - REVISTA MAIS SANTOS

A Capitania dos Portos abriu inquérito para apurar as causas do acidente. Por essa razão, a Praticagem, que também foi consultada pelo Portal Mais Santos, não pode se manifestar.

A Santos Port Authority (SPA, a Autoridade Portuária) também foi procurada pela reportagem e enviou nota. Confira a íntegra:

“O navio de cont√™ineres Cap San Antonio, ap√≥s deixar um terminal na margem esquerda por volta de 13h, ao navegar nas proximidades das travessias de balsas, atingiu um flutuador utilizado para embarque e desembarque de ciclistas das balsas que fazem a travessia Santos-Guaruj√°. N√£o houve v√≠timas.

Devido ao acidente, por determina√ß√£o da Capitania dos Portos – respons√°vel em conduzir a investiga√ß√£o sobre o acidente -, a embarca√ß√£o dever√° permanecer na √°rea de fundeio para a avalia√ß√£o das suas condi√ß√Ķes de seguran√ßa.

O acidente n√£o impactou as opera√ß√Ķes do Porto de Santos nem a navega√ß√£o. Por volta de 15h, em fun√ß√£o das condi√ß√Ķes meteorol√≥gicas (rajadas de vento de cerca de 60 km/h), sem qualquer rela√ß√£o com o acidente em tela, a Autoridade Mar√≠tima determinou a suspens√£o do tr√°fego de navios no Porto”.

Rogério Santos, prefeito de Santos, manifestou-se em suas redes sociais a respeito do acidente que assustou muita gente neste domingo Рincluindo ele próprio.

“Muito preocupante o acidente no sistema de travessia de balsa neste domingo, que gra√ßas aos esfor√ßos no local, n√£o registrou v√≠timas. J√° estamos em contato com a Autoridade Portu√°ria e o Estado para entender as causas do acidente e acompanhar as medidas que ser√£o adotadas para reduzir o impacto para o usu√°rio, visto a grande import√Ęncia que o sistema de travessia de balsas tem para a economia e mobilidade regional. Santos est√° a disposi√ß√£o e vai fazer todos os esfor√ßos para garantir a opera√ß√£o do sistema reduzindo o tempo de espera na travessia. Queremos uma travessia segura e eficiente”.

Confira os vídeos no Instagram @revistamaissantos

Foto: Reprodução Redes Sociais