PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Peruíbe lança programa Prefeitura Sem Papel

Da Redação

A administração municipal de Peruíbe lançou no início desta semana o programa Prefeitura Sem Papel, uma iniciativa para eliminar gradualmente a produção e o trâmite de documentos em papel no serviço público municipal, substituindo por operações digitais. A primeira apresentação foi feita nesta segunda-feira (31) pelo prefeito Luiz Mauricio com a presença de secretários municipais e vereadores. “O programa levará eficiência, economia, modernidade e ainda mais transparência para a administração pública.”, afirmou o chefe do Executivo.

Disciplinado por decreto publicado no Boletim Oficial do Município, o programa Prefeitura Sem Papel será implantado gradualmente e será atualizado com frequência durante a gestão do governo municipal, conforme a evolução dos trabalhos que contemplam o projeto e as adaptações feitas em cada secretaria e departamento da Prefeitura.

De acordo com o chefe de gabinete Felipe Colaço Bernardo, que participou da apresentação, o programa também trará outros benefícios. “Fará com que os procedimentos do cotidiano fiquem mais ágeis, além de promover mais sustentabilidade e ainda mais segurança no trâmite de documentos administrativos.”, explicou.

A primeira ação disponibilizada é o Portal do Cidadão, que simplificará os serviços e reduzirá a quantidade de papéis na Secretaria Municipal da Fazenda, com a possibilidade de solicitação de certidões com mais celeridade, além de solicitação de parcelamento de débitos, atualização de boletos em atraso, emissão de alvarás e novos serviços que atualmente são prestados presencialmente.

Já no início da manhã desta terça-feira (1º), também foi apresentado a funcionários no Paço Municipal o Portal do Servidor, que otimizará os serviços e reduzirá significativamente a quantidade de papéis enviados ao Departamento Municipal de Recursos Humanos, dando acesso ao servidor em suas solicitações e aos gestores na aprovação ou reprovação, estando diretamente vinculado ao sistema de Folha de Pagamento.

Paralelo a isso há também a ampliação do uso de certificado digital para assinaturas de ofícios, contratos, portarias e demais documentos, bem como o envio e recebimento de documentos por meios eletrônicos.

De acordo com a administração municipal, a ideia é seguir aprimorando o programa Prefeitura Sem Papel, utilizando a tecnologia e desenvolvendo ferramentas para a tramitação eletrônica, por meio de sistema próprio, de processos administrativos dos mais variados assuntos.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Peruíbe