Da Redação
Assim como Santos, outras cidades da Região já definiram as regras para a flexibilização na Fase de Transição, de terminada pelo Governo de São Paulo e em vigor a partir deste domingo (18). É o caso de Praia Grande e São Vicente. Confira:
Praia Grande
Com a publicação do novo decreto municipal, em Praia Grande passam a ser autorizadas, além das atividades consideradas essenciais, o funcionamento de estabelecimentos comerciais, inclusive shopping center, e prestadores de serviços desde que respeitando horários definidos na legislação, limitação de pessoas e ainda as medidas de biossegurança, como a obrigatoriedade de utilização da máscara, álcool em gel e do incentivo ao distanciamento social. Estabelecimentos comerciais com atendimento presencial, das 11h às 19h e drive thru das 6h às 0h:
Com relação aos templos, igrejas e espaços religiosos, de acordo com o novo decreto poderão ocorrer nestes locais cultos e cerimônias religiosas das 6 às 20 horas, desde que seguindo rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. O limite de 30% da capacidade de atendimento ao público deve ser respeitado.
Quanto à s praias, elas ficam autorizadas nas praias as atividades fÃsicas individuais. Seguem proibidos o uso de guarda sol e cadeira neste espaço. Os ambulantes também estão autorizados a funcionar, desde que com atendimento delivery e retirada no local.
São Vicente
O comércio de rua poderá funcionar diariamente das 10 às 18 horas. Bares, restaurantes e quiosques estão autorizados a atender das 10 às 19 horas, com 25% da capacidade. Enquanto isso, academias e hidroginástica funcionarão sem restrições de horário, mas com limitação de 25% da capacidade e 50% do uso de equipamentos.
Nos condomÃnios, os espaços comuns de áreas de lazer podem funcionar com agendamento e sem aglomeração. Igrejas podem realizar cultos com, no máximo, 30% da capacidade. Já os ambulantes podem atuar das 10 à s 18h, mas sem montagem de barraca, tendas ou cadeiras.
Nas praias, estão autorizadas apenas atividades fÃsicas individuais. O shopping abre ao público das 11 à s 19 horas. Por fim, sobre os supermercados, sem restrições de horário, mas é recomendável reservar o horário das 6 à s 9 horas para atendimento preferencial a idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Foto: Divulgação/PMPG