Da Redação
A Comissão Técnica da Prefeitura, formada por diversas secretarias, realiza vistorias em áreas invadidas e não edificantes em bairros da Cidade. Os trabalhos, que foram intensificados desde a última quinta-feira (31), devido à s fortes chuvas que caÃram na região nos últimos dias, fazem parte também das ações de contenção de invasão realizada ao longo dos anos. Na manhã desta segunda-feira (04), os técnicos realizaram vistoriais em trechos dos Bairros Samambaia (loteamento Parque das Américas) e Vila Sônia.
Os locais já haviam passado por identificação e são cadastrados como áreas não edificantes em faixas sujeitas a inundação, em virtude de estarem à s margens de rios e mangue. No caso do bairro Vila Sônia, uma das ruas trata-se de invasão ambiental e a Secretaria de Habitação (Sehab) já determinou o congelamento da área e os moradores deverão ser inseridos no cadastro habitacional do MunicÃpio.
Em convênio entre o MunicÃpio, Sabesp e DAEE (Departamento de Ãguas e Energia Elétrica do Estado) serão realizadas as aberturas do canal no bairro Princesa e prolongamento do Canal dos Japoneses (SÃtio do Campo), onde já foram contratados pela Sabesp os estudos para o licenciamento ambiental.
Após a execução do canal, a Secretaria de Obras (Seop) realizará a colocação de comporta e os trabalhos de microdenagem. Serão realizados ainda o desassoreamento da jusante (vazante da maré) dos canais Vila Sônia e DER, além da readequação hidráulica do inÃcio do canal Vila Sônia e urbanização da Rua Sergio Gregório de Siqueira. Periodicamente a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) realiza as limpezas e manutenções urbanas em todo sistema de drenagem.
A Prefeitura de Praia Grande ainda está combatendo as invasões e construções irregulares em áreas públicas e de preservação ambiental, com a utilização de satélite da PolÃcia Federal que disponibiliza diariamente imagens das áreas que são monitoradas. O MunicÃpio, que assinou convênio do Programa Brasil MAIS – Meio Ambiente Integrado e Seguro – com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) relacionado ao serviço, é o primeiro da região a utilizar a moderna ferramenta.
Câmeras do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) da Prefeitura também são utilizadas neste monitoramento. São 28 equipamentos do tipo direcionados de forma especÃfica para as áreas, algumas delas com a tecnologia OCR (sistema de reconhecimento). No total, cinco drones fazem partes das ações e são operados pela equipe da Guarda Ambiental, grupamento da Guarda Civil Municipal.
De acordo com o secretário de Habitação, Anderson Mendes, a prefeita Raquel Chini vem trabalhando com as diversas secretarias ações de contenção de invasões, preservação ambiental e também para as obras de micro e macrodrenagem.
“Hoje realizamos um importante levantamento em campo em todos estes locais. Vale salientar que o nÃvel de chuva dos últimos dias está muito acima do normal. Mas o nosso papel da prefeitura, de fazer o congelamento das áreas de invasões e ajudando a sociedade com a manutenção pública e destacando o papel dela na conservação dessa limpeza, vai somar muito no futuro para a eliminação destes pontos de alagamentosâ€.
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Praia Grande