PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Prefeita de Praia Grande discute com Estado sobre VLT e novo viaduto

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, participou de reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, na tarde desta segunda-feira (3), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Também participaram da reunião o chefe de Gabinete de Praia Grande, Esmeraldo Vicente, o Dinho, e o secretário de Habitação da Cidade, Anderson Mendes.

Entre os temas debatidos, destaque para a duplica√ß√£o do viaduto da Curva do ‚ÄėS‚Äô, a liga√ß√£o do VLT (Ve√≠culo Leve sobre Trilhos) com o Munic√≠pio e a implanta√ß√£o do BRT (Bus Rapid Transport) nas marginais da Via Expressa Sul e Rodovia Padre Manoel da N√≥brega. As tr√™s a√ß√Ķes s√£o consideradas fundamentais pela prefeita para solucionar quest√Ķes ligadas a mobilidade urbana da Cidade. Os impactos dessas obras tamb√©m dever√£o ser sentidos em outras cidades da Regi√£o.

‚ÄúSigo diariamente empenhada em trazer obras e melhorias para Praia Grande. Solucionar uma quest√£o de mobilidade urbana significa dar mais tempo para que as pessoas fiquem fora de carros e √īnibus e, consequentemente, isso reflete em mais qualidade de vida. Temos como meta tirar esses projetos do papel‚ÄĚ, comentou Raquel Chini.

Com relação ao VLT, de acordo com projeto conceito da Cidade, o trecho que contemplaria Praia Grande conta com percurso com uma extensão de aproximadamente 5,3 km, saindo da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente; com trecho aéreo e outro passando por faixa inabitada, além de, na sequência, seguir pela Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo, até chegar ao Terminal Tude Bastos.

O tema já foi abordado pela prefeita durante reunião realizada em fevereiro com representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). O secretário municipal de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, já protocolou também no segundo mês deste ano junto à Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) o projeto conceito do VLT na Cidade.

J√° o novo viaduto na Curva do ‚ÄėS‚Äô tem como objetivo solucionar o problema dos congestionamentos que est√£o ocorrendo naquela Regi√£o da Cidade nos hor√°rios de pico com grande fluxo de ve√≠culos pela manh√£ e no in√≠cio da noite. A m√©dio prazo, esse viaduto ter√° impacto consider√°vel e ser√° importante tamb√©m para o desenvolvimento do Complexo Andaragu√°.

A celebra√ß√£o do novo contrato com a Sabesp e poss√≠veis investimentos na √°rea da Habita√ß√£o tamb√©m fizeram parte da pauta de discuss√Ķes do encontro.

Crédito: Governo do Estado de São Paulo