PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Prefeito de SV pede contrapartidas ao Estado sobre instalação de presídios

Da Redação

O prefeito de S√£o Vicente, Kayo Amado, enviou of√≠cio ao Governo do Estado, solicitando contrapartidas em raz√£o da instala√ß√£o de pres√≠dios no Munic√≠pio. Recentemente, o governo paulista anunciou a mudan√ßa de finalidade do pr√©dio destinado ao pres√≠dio feminino, na √Ārea Continental, que agora abrigar√° o Centro de Progress√£o Penitenci√°ria (CPP) masculino, com previs√£o de abertura ainda neste ano.

Já estão instalados na Cidade um Centro de Detenção Provisória, duas penitenciárias (P1 e P2), além de uma unidade da Fundação Casa.

‚ÄúO objetivo √© questionar o Governo do Estado sobre os investimentos em excesso que S√£o Vicente recebe para a instala√ß√£o de unidades prisionais. Estou solicitando uma audi√™ncia para que possamos pleitear contrapartidas. Entendemos que essas √°reas que hoje abrigam pres√≠dios, poderiam ser contempladas com ind√ļstrias e empresas que gerariam empregos e renda aos vicentinos‚ÄĚ, explica o prefeito.

O chefe do executivo vicentino lamentou a nova decisão do Estado em transformar o que seria uma unidade prisional para mulheres em um presídio masculino, trazendo preocupação para a população. Kayo Amado espera que o assunto desperte a atenção do Governo de São Paulo para um olhar diferenciado para a Primeira Cidade do Brasil e que a relação entre São Vicente e governo paulista seja estreitada.

‚ÄúO povo vicentino merece essa considera√ß√£o por parte do Governador. Queremos explica√ß√Ķes e as melhorias devidas, como √© o exemplo do PS da Linha Vermelha, que sugerimos que o Governo do Estado custeie e nos ajude a ampliar leitos na pandemia, mas at√© agora n√£o tivemos uma sinaliza√ß√£o positiva‚ÄĚ, comenta.

Foto: Reprodução/Facebook