PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Prefeitura de Guarujá vistoria obras de recuperação na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande

Da Redação

A Prefeitura de Guaruj√° segue realizando a vistoria as obras no entorno da Praia do G√≥es e na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. As atividades envolvem a recupera√ß√£o da murada do Fortim do G√≥es, bem como a recupera√ß√£o da estrutura do p√≠er de acesso √† Fortaleza, al√©m da adequa√ß√£o do caminho principal ao patrim√īnio a partir do p√≠er.

O intuito é ampliar a acessibilidade às pessoas com deficiência e os visitantes em geral. O trabalho é conduzido pela Universidade Católica de Santos (Unisantos) Рresponsável pela elaboração do projeto Рcom supervisão da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Para execu√ß√£o da obra, a Unisantos recebeu recursos do Minist√©rio P√ļblico Federal ap√≥s assinatura do termo de responsabilidade, em abril deste ano. Iniciada em meados de julho, a obra que contempla a murada do Fortim do G√≥es segue em est√°gio avan√ßado. J√° a obra da estrutura do p√≠er teve inicio em agosto.

Monumento histórico

Construído no século XVI durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, o monumento surgiu com o intuito de proteger a então Vila de Santos e o Porto de Santos, dos ataques de invasores. Na fortificação hoje funciona o Museu Fortaleza da Barra, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população local e da Cidade.

Foi reconhecido em 1964 como Patrim√īnio Hist√≥rico Nacional pelo Instituto do Patrim√īnio Hist√≥rico e Art√≠stico Nacional (IPHAN). Atualmente √© administrada pela Prefeitura de Guaruj√°, por meio da Secult, em conson√Ęncia com o Conselho de Defesa do Patrim√īnio Hist√≥rico, Arqueol√≥gico, Art√≠stico e Tur√≠stico (CONDEPHAAT) e com o IPHAN.

Conjunto de Fortifica√ß√Ķes do Brasil

Em 2019, a Fortaleza da Barra Grande passou a concorrer ao t√≠tulo de Patrim√īnio Cultural da Humanidade pela Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas para a Educa√ß√£o, a Ci√™ncia e a Cultura (Unesco), para integrar o Conjunto de Fortifica√ß√Ķes do Brasil, representando o Estado de S√£o Paulo juntamente ao Forte S√£o Jo√£o, em Bertioga, que tamb√©m concorre ao t√≠tulo. Atualmente, 19 fortalezas da costa brasileira fazem parte Conjunto de Fortifica√ß√Ķes do Brasil.

Foto: Helder Lima/Divulgação Prefeitura Municipal de Guarujá