PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

São Vicente: Biquinha de Anchieta passa por revitalização

Da Redação

A Biquinha de Anchieta, um dos cartões postais históricos mais importantes de São Vicente, começou a passar por um mutirão de revitalização. A ação conta com o trabalho conjunto de quatro secretarias: Cultura (Secult), Turismo (Setur), Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup).

Neste momento, são realizados pequenos reparos em toda a extensão da praça, incluindo nos monumentos históricos como a bica e a cruz de pedra. Durante a execução dos serviços, um detalhe chamou a atenção: em alguns locais, foram encontradas até sete camadas de tintas diferentes.

De acordo com a secretária de Cultura, Elizângela Bafini, “muita coisa ainda precisa ser feita, mas esse é o início de um trabalho de recuperação histórica do local, com atenção nos mínimos detalhes”.

A iniciativa também busca deixar o local mais adequado para a volta da estátua de José de Anchieta, que foi removida e passa por revitalização após ter sido vandalizada.

Além disso, o historiador e presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Cultural e Turístico de São Vicente, Marcos Braga, também esteve presente no local e destacou: “É muito importante esse tipo de trabalho de preservação, principalmente na Biquinha, que é tombada pelo Conselho e um dos principais patrimônios da cidade.”

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de São Vicente