PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

São Vicente têm audiência pública para implantar 3° linha do VLT

O encontro apresentará um estudo ambiental para implantação do trecho que levará o VLT à área continental de São Vicente.

 

 

Foto: Prefeitura de Santos

Da redação

Acontece neste momento, na Câmara Municipal de São Vicente, uma audiência pública para apresentar os próximos passos para a implantação da terceira fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), trecho que ligará o Terminal Barreiros até Samaritá, na área continental de São Vicente.

O encontro, promovido pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema),  tratará do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA), para posterior obtenção do licenciamento da obra e licitação.

Ponte A Tribuna

Em março, foi iniciada a reforma e ampliação da Ponte A Tribuna, em São Vicente, que marca a primeira etapa da implantação da linha 3 do VLT. A concessionária Paulitec-Agis-Ponte será a responsável pelas obras da ponte, com 650 metros de extensão.

O projeto contempla a ampliação e reforço da estrutura, duplicação da parte ferroviária (atualmente inoperante), expansão do trecho de passeio e melhorias da infraestrutura rodoviária. Após a reforma e ampliação da ponte, estão previstas as demais intervenções para a ligação do Terminal Barreiros até Samaritá.

Este trecho do VLT terá uma extensão de 7,5 km, com quatro estações (Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Samaritá) e 11 VLTs operados pela BR Mobilidade.

A publicação do edital das obras do trecho está prevista para o primeiro semestre de 2024, após conclusão do processo de licenciamento ambiental.

De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), a terceira fase do VLT vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas que residem em dez bairros da área continental de São Vicente e dependem do transporte público para se deslocar até Santos. O investimento do Governo do Estado previsto para toda a fase é de R$562 milhões.