PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

SV adota novas regras contra Covid-19 a partir desta segunda

Da Redação

No final da tarde deste s√°bado (3), o prefeito Kayo Amado anunciou o decreto n¬ļ5504A, que volta √†s regras de restri√ß√Ķes estabelecidas na fase emergencial, um pouco mais flex√≠veis, j√° a partir de segunda-feira (5). No entanto, ele ressaltou que o foco da Prefeitura est√° em a√ß√Ķes para evitar as aglomera√ß√Ķes.

De 5 a 11 de abril, as feiras livres voltam a funcionar, mas com cuidados especiais, que incluem aferição de temperatura de consumidores e feirantes, uso obrigatório de máscara, delimitação de entrada e saída da feira, controle do fluxo de pessoas, entre outras regras estabelecidas no decreto.

Atividades estritamente essenciais, como farm√°cia, posto de combust√≠vel, borracharia, cl√≠nica veterin√°ria, transportadora, servi√ßo de transporte individual, funer√°rias, hot√©is e pens√Ķes para hospedagem corporativa poder√£o funcionar sem restri√ß√£o de hor√°rio, mas cumprindo todos os protocolos de seguran√ßa.

Atividades consideradas essenciais voltam a funcionar das 6h √†s 20h com atendimento presencial, delivery e drive thru (supermercado, quitanda, peixaria, padaria, oficina mec√Ęnica, petshop, √≥tica, com√©rcio de g√°s, √°gua, hortifrutis, com√©rcio atacadista, entre outro) tamb√©m observando todos os cuidados para evitar aglomera√ß√£o e contamina√ß√£o.

Clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia e de atividade física individual atenderão somente com hora marcada em livro de controle, com limite de 30% de sua capacidade de funcionamento.

J√° as atividades n√£o essenciais como bares, restaurantes, quiosques, somente atender√£o em sistema de delivery e drive-thru sob agendamento. As praias continuar√£o interditadas e as escolas p√ļblicas e privadas seguem sem aulas presenciais.

Em live transmitida pelas redes sociais, o Prefeito Kayo Amado salientou que as pessoas precisam se conscientizar da gravidade da situação e que a responsabilidade de combater o coronavírus é de todos.

‚ÄúTem gente que ainda nega que o v√≠rus est√° a√≠ e est√° matando as pessoas. Por isso, eu pe√ßo: s√≥ saia de casa se for estritamente necess√°rio. Quando for √†s compras, v√° sozinho e, em hip√≥tese alguma, aglomere. O uso de m√°scara, a higieniza√ß√£o das m√£os e o distanciamento social s√£o as √ļnicas armas que temos enquanto n√£o estivermos todos vacinados‚ÄĚ, alertou.

Por diversas vezes, Kayo Amado reconheceu que as √ļltimas duas semanas foram muito dif√≠ceis, especialmente para o com√©rcio da Cidade, mas foi dialogando com o segmento, por meio de encontros com representantes da categoria, feirantes, sindicato do com√©rcio varejista e Associa√ß√£o Comercial, que a Prefeitura buscou nortear a constru√ß√£o de caminhos para flexibilizar as regras de restri√ß√£o a partir da pr√≥xima semana.

As medidas restritivas adotadas pela Administra√ß√£o Municipal nas duas √ļltimas semanas e que valem at√© este domingo (4) foram definidas em conjunto pelos nove prefeitos de munic√≠pios da Baixada Santista e tiveram o objetivo de restringir a circula√ß√£o de pessoas nas cidades e desestimular a vinda de turistas para a regi√£o em fun√ß√£o do megaferiado da Capital,.

Remédio amargo

Embora ciente do impacto que essas medidas representaram para o comércio, a Prefeitura explicou que este remédio amargo foi necessário para reduzir a velocidade da transmissão do coronavírus na região, pois a ocupação de leitos para o tratamento de pacientes com Covid-19 já beira o colapso.

Vale lembrar que medidas compensatórias de incentivo tributário em favor do comércio, foram adotadas pela Prefeitura de São Vicente reconhecendo as dificuldades do setor em função da pandemia, como a prorrogação dos vencimentos dos tributos de ISSQN e IPTU de atividades comerciais não essenciais, já lançados de forma parcelada, referentes aos meses de março e abril do exercício de 2021, podendo ser pagos até 31 de dezembro de 2021, sem a incidência de multa e juros de mora.

Outra medida foi a isen√ß√£o de pagamento da Taxa de Vigil√Ęncia Sanit√°ria de 2021 aos estabelecimentos comerciais. Aos com√©rcios que j√° pagaram a taxa em 2021, os valores ser√£o compensados em 2022. A iniciativa deve beneficiar quase 3 mil contribuintes vicentinos.

O Prefeito pediu paz e equil√≠brio para a popula√ß√£o e anunciou que a partir do dia 5 come√ßam a ser vacinados os profissionais da seguran√ßa p√ļblica e no dia 12 de abril ser√° o in√≠cio da imuniza√ß√£o dos profissionais da educa√ß√£o. A vacina√ß√£o dos idosos segue normalmente. Ele tamb√©m lembrou que casos de descumprimento das medidas e de aglomera√ß√£o de pessoas podem ser denunciados pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal ou pelo WhatsApp (13) 99641-0112.