PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Transporte público é restabelecido em São Vicente na manhã desta terça

Da Redação

O serviço de transporte público em São Vicente foi totalmente restabelecido na manhã desta terça-feira (11). O motivo é que os mais e 150 funcionários da Otrantur, responsável pelo serviço na cidade, voltaram a trabalhar, depois de greve iniciada às 3h30 desta segunda-feira (10), quando ficaram em frente à garagem da empresa.

As alegações dos empregados para o movimento são falta de pagamento de salários referentes ao mês de dezembro, além de vale-alimentação e cesta básica. Alguns, inclusive, estariam também sem receber as férias. O retorno ao trabalho aconteceu porque houve promessa de pagamento até às 14 horas desta terça. Na segunda, por volta das 7 horas, alguns ônibus voltaram a circular, com o intuito de garantir os 20% da frota em operação.

Também na segunda-feira, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), informa que a empresa e o Sindicato da categoria já tinham notificados para que os colaboradores retornem ao serviço o mais breve possível, a fim de não prejudicar os usuários do transporte coletivo. O direito de greve é legítimo, desde que comunicado com antecedência mínima de 72 horas da paralisação (vide art. 13 da lei 7.783/89).

No ano passado, a Câmara Municipal aprovou uma lei autorizando a Prefeitura a pagar um subsídio, por nove meses, até dezembro de 2021, em razão do cenário de redução drástica do número de viagens em virtude da pandemia. Isso permitiu que o valor da tarifa não fosse aumentado e que a empresa tivesse a possibilidade de recuperar sua saúde financeira.

O Poder Público também lembrou que o contrato com a empresa Otrantur, de 20 anos, firmado pela gestão municipal anterior, em 2019, apresentou falhas na execução desde o início. A partir de 2021, a atual gestão iniciou uma série de notificações à empresa, cobrando melhorias do serviço de transporte coletivo no Município.

O Portal Mais Santos também entrou em contato com a Otrantur, mas a empresa ainda não se manifestou. Assim que fizer, será incluída neste espaço.

Foto: Divulgação Otrantur