A pesquisa foi realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), que diz que 81% dos vendedores acreditam que o lucro aumentará.Â
Foto: Divulgação / Prefeitura de São Vicente
Da redaçãoÂ
Os comerciantes da Baixada Santista estão animados com o feriado do Dia das Crianças. Segundo a pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), 81% dos vendedores acreditam que o lucro aumentará de 2% a 5% em relação ao ano anterior.Â
De acordo com a pesquisa, com base em 67% das respostas, o levantamento indica que o ticket médio dos compradores na Baixada Santista e Vale do Ribeira deve se situar entre R$ 200 e R$ 300. Enquanto 19% planejam gastar entre R$ 300 e R$ 400. Os outros 14% têm a intenção de desembolsar até R$ 100.
Quanto aos métodos de pagamento, 59 % dos consumidores planeja utilizar cartão de crédito. 19% vai usar o Pix, 15% o cartão de débito e 7% vai pagar no dinheiro.Â
A pesquisa revelou que 52% dos entrevistados compraram presentes para uma única criança, enquanto 48% pretendem presentear duas ou mais.Â
PreferênciasÂ
De acordo com o Sindicomércio, 58% dos consumidores destacaram a busca por ofertas como o principal critério na escolha da loja, enquanto 22% dão preferência a um atendimento de qualidade. Além deles, 20% das pessoas preferem produtos inovadores no mercado.Â
Itens mais procurados
No que diz respeito aos itens mais procurados, os brinquedos lideram a lista, mencionados por 50%. Em segundo lugar estão as roupas, com 31%. Em seguida, vem calçados com 30%, produtos eletrônicos, como celulares, tablets e videogames, ocupam o terceiro lugar, com 24%. Artigos esportivos são 5%. Perfumes 2% e livros 2%. A pesquisa permitiu que os entrevistados escolhessem entre várias opções nesta categoria.
ComerciantesÂ
Com relação aos comerciantes, 87% está confiante e espera um retorno positivo no Dia das Crianças, mesmo que modesto. Desse grupo, 81% acreditam que o lucro aumentará de 2% a 5% em relação ao ano anterior. 19% antecipam crescimento acima de 5%. Entre aqueles que não preveem melhoria, 11% esperam manter o mesmo nÃvel de vendas de 2022, enquanto apenas 2% antecipam uma queda.