PUBLICIDADE

Região / Esporte

É ouro! Judoca de Peruíbe, Beatriz Souza, conquista primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Ela tem 26 anos, mede 1,78 de altura e pesa cerca de 115 kg. Carinhosamente chamada de “Bia”, a judoca Beatriz Souza, de Peruíbe, conquistou nesta sexta-feira (2) a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ela enfrentou a israelense Raz Hershko, número 2 do ranking mundial, e ergueu a medalha de ouro na categoria “acima de 78kg”.

Uma hora após sua vitória na final sobre a israelense Raz Hershko, a paulista de 26 anos já ganhou mais de 1 milhão de seguidores no Instagram (ela tinha 3 mil antes de ser campeã olímpica). Todos querem saber sua história.

Bia começou a praticar judô com apenas sete anos. O esporte surgiu na sua casa com influência do pai, também judoca.

Aos 15 anos, a brasileira precisou se mudar para a Capital do Estado de São Paulo para seguir em busca do seu maior sonho. Nesse período, ela dividia seu tempo entre a escola e treinos de alta performance. Atualmente ela treina no Clube Pinheiros, em São Paulo.

Fã de rap e trap, ela não tem no judô sua única habilidade. Bia também se considera um sucesso na cozinha. Pratos salgados e bolos são sua especialidade. Quem aproveita este talento é a família, principalmente o marido Daniel Sousa, ex-jogador de basquete.

Nascida na cidade de Itariri, em São Paulo, ela cresceu em Peruíbe e já carregava o judô no sangue desde o nascimento. O pai, Poscedonio José de Souza Neto, foi judoca e, ao ver o interesse da menina, a incentivou a seguir a carreira no tatame.

No ano passado, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) a elegeu como a melhor esportista da modalidade do país. Bia também é atleta militar.

Perda da avó – A atleta, porém, teve que lidar com um momento difícil um pouco antes dos Jogos Olímpicos: a morte da avó, no dia 22 de junho. Segundo a mãe dela, Solange Rodrigues, a filha continuou firme na meta de participar dos jogos mesmo com perda.

Foto: Alexandre Loureiro/COB e redes sociais