PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Entidade promoverá Mega Mutirão de coleta de bitucas de cigarro neste sábado

Da Redação

O Instituto Mar Azul, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Santos e demais entidades parceiras estará promovendo no próximo sábado (27), o 1º Mega Mutirão de coleta de bitucas de cigarro.

Com início previsto para as 8 da manhã, a coleta será realizada em toda a extensão da praia entre a Divisa (Santos/São Vicente) até o Aquário Municipal de Santos, e será feita tanto na faixa de areia, quanto no calçadão interno, externo e jardim da praia de Santos. Ao todo, a ação será realizada em sete pontos da orla.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número estimado de fumantes no mundo é de 1,6 bilhão. Essa enormidade de pessoas joga fora, de acordo com informações da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), 7,7 bitucas de cigarro por dia. Ou seja, são cerca de 12,3 bilhões de bitucas descartadas diariamente.

Para o presidente do Instituto, Hailton Santos, essa realidade precisa ser modificada urgentemente. “É uma preocupação muito grande. Por isso, nossa intenção com essa” Mega Ação” é melhorar a qualidade do meio ambiente e da saúde e bem-estar da população, inclusive dos fumantes, realizando um trabalho de conscientização sobre os riscos ambientais que esse descarte incorreto representa”.

Além da conscientização do público em geral, o mutirão tem como objetivo trabalhar junto ao poder público, entidades e população ações de educação ambiental para gerar reflexões e transformações de mudanças de hábitos no descarte desse resíduo.

A participação é aberta ao público. Por isso, as pessoas que tiverem interesse em participar deverão efetuar sua inscrição através do formulário na bio da página do instagram (@imaoficial_013)onde serão direcionadas ao grupo mais adequado.

Após a coleta, todos deverão se dirigir ao ponto de apoio localizado na Praça das Bandeiras, no bairro do Gonzaga, onde será feita a contabilização desse resíduo.

A ação faz parte do esforço conjunto, alinhado as metas: 11 — Cidades e Comunidades Sustentáveis, 14 — Oceanos, Mares e Recursos Marinhos; 15 — Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade e 17 — Parcerias para o Desenvolvimento, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como propostas pelas Nações Unidas até 2030 e alinhada a Década da Ciência Oceânica Brasil.
Seguindo os protocolos de higiene e segurança, é obrigatório o uso de máscaras e luvas.

O IMA, entidade ambientalista, já realizou 72 mutirões de limpeza de praia desde a sua criação, em 2013, e já retirou mais de185 mil bitucas de cigarro da faixa de areia e calçadão das praias de Santos.

Foto: Divulgação