PUBLICIDADE

Regi√£o / Meio Ambiente

Filhotes de saruê são resgatados pela Guarda Ambiental de Praia Grande

Da Redação

Três filhotes de saruê ou gambá-de-orelha-preta foram resgatados na manhã desta quinta-feira (16) por uma equipe da Guarda Ambiental de Praia Grande, no Bairro Quietude. Um morador do bairro passava por uma área de mangue quando se deparou com a mãe na vegetação, já sem vida, e notou que os filhotes estavam vivos, acionando o grupamento pelo 153.

De acordo com o GCM Ferraz, encarregado da ocorr√™ncia, ao chegar no local foi constatado que a saru√™ da esp√©cie Didelphis aurita j√° estava sem vida, provavelmente morta por algum predador. Por√©m, tr√™s filhotinhos estavam na bolsa ventral, onde se mantinham aquecidos e alimentados. ‚Äú√Č muito comum o saru√™ ser v√≠tima de predadores maiores, como cachorros dom√©sticos inclusive, j√° que s√£o comuns em √°reas urbanas pr√≥ximas a vegeta√ß√£o‚ÄĚ. Uma outra possibilidade √© que a m√£e tenha sido v√≠tima de maus tratos, pela a√ß√£o humana.

A explica√ß√£o para que os tr√™s filhotes tenham sobrevivido pode ser o fato de que, ao nascerem, ainda malformados como fetos, eles migram da barriga da m√£e at√© a bolsa ventral, e ali permanecem por aproximadamente 70 dias amamentando-se. ‚ÄúS√£o animais bem resistentes e pode ser que estivessem nessas condi√ß√Ķes h√° mais de um dia. Por sorte, o morador percebeu a situa√ß√£o e nos acionou‚ÄĚ.

Os filhotes foram encaminhados ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (CEPTAS), em Cubatão, onde permanecerão em reabilitação para posterior soltura no habitat natural.

De acordo com o GCM, esses animais n√£o fazem mal a ningu√©m. ‚ÄúPelo contr√°rio, contribuem para a dispers√£o de sementes, tornando-se pe√ßa importante para o equil√≠brio ecol√≥gico. S√£o ainda nossos aliados contra a doen√ßa do carrapato pois um √ļnico indiv√≠duo pode eliminar cerca de 4.000 carrapatos por semana‚ÄĚ.

Ele lembrou ainda que √© importante as pessoas nunca tentarem manusear animais silvestres caso se deparem com algum. A recomenda√ß√£o √© para que sempre acionem a Guarda Ambiental pelo telefone 153. ‚ÄúEmbora n√£o sejam perigosos, podem estar assustados, machucados, e agir por instinto, ferindo algu√©m‚ÄĚ.

Den√ļncias sobre desmatamento de √°reas ou descarte irregular de res√≠duos da constru√ß√£o civil e acionamento para resgate de animais silvestres podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Praia Grande