PUBLICIDADE

Regi√£o / Meio Ambiente

Iguana-verde é resgatada São Vicente e passa por recuperação

O animal foi encontrado no √ļltimo s√°bado (9), pela Equipe Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM).

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de São Vicente

Da redação

Uma Iguana-verde foi encontrada em situa√ß√£o vulner√°vel, nas imedia√ß√Ķes do Parque Ecol√≥gico Voturu√°, em S√£o Vicente. O animal foi resgatado no √ļltimo s√°bado (9), pela Equipe Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM).

Segundo a corporação, o réptil ficou sob cuidados da Guarda até segunda-feira (11), e depois foi transferido para o Instituto AMBIECCO, localizado em Peruíbe, para avaliação clínica e reabilitação. De acordo com a administração municipal, a iguana-verde, também conhecida como iguana-comum, é uma das espécies mais conhecidas e também a mais escolhida como animal de estimação, tanto por conta de seu comportamento dócil, quanto pela relativa acessibilidade que tutores têm para encontrar animais legalizados pelo Ibama.

√Č comum que ao atingirem a fase adulta sejam abandonadas pelos seus tutores. Um dos motivos est√° no fato de que esses animais podem atingir at√© 2 metros de comprimento e tamb√©m desenvolverem comportamentos agressivos. A depender do local em que s√£o liberadas, as iguanas podem causar desequil√≠brios ambientais e se tornar uma esp√©cie invasora.

A GCM orienta a população que não alimente ou apanhe animais silvestres. Ao encontrá-los, entrem em contato com a Guarda pelos telefones 153 ou (13) 3467-7434 para que seja efetuado o resgate com segurança, pois o animal pode estar doente ou estar agressivo.

Foto: Divulgação / Prefeitura de São Vicente