PUBLICIDADE

Regi√£o / Meio Ambiente

Itanhaém: área do Parque Estadual da Serra do Mar terá maior controle de acesso

Da Redação

A beleza da cidade de Itanhaém é repleta de encantos naturais. Uma dessas maravilhas está localizada na área rural do município onde é protegido e monitorado pela Fundação Florestal do Governo Paulista, conhecido como Parque Estadual da Serra do Mar.

A região fica localizada cerca de 20 km após o bairro Mambu, uma área envolvida por rios e cachoeiras, dentre elas a Três Quedas, famosa devido a explosão de beleza natural que só ela tem.

A Prefeitura de Itanha√©m, por meio dos Secret√°rios do Meio Ambiente, Cesar Augusto Ferreira; do Turismo, Rodrigo Zanella; do Desenvolvimento Econ√īmico, Rog√©lio Salceda e Rela√ß√Ķes do Trabalho, Eliseu Braga Chagas, acompanhados do Deputado Estadual Caio Fran√ßa, foram at√© o local, para visitar a regi√£o que ter√° um maior controle de acesso, para evitar a degrada√ß√£o da regi√£o que √© muito visitado por turistas.

A visita t√©cnica aconteceu na √ļltima quinta (17) e contou com a presen√ßa do Diretor Executivo da Funda√ß√£o Florestal, Dr Rodrigo Levkoviscz, juntamente com a equipe t√©cnica do √≥rg√£o vinculado ao Governo do Estado de S√£o Paulo, onde puderam realizar um levantamento de dados e informa√ß√Ķes com o objetivo de ordenar o uso de acessos √†s √°reas abrangidas pelo Parque Estadual da Serra do Mar que fica dentro do munic√≠pio.

A Secretaria do Meio Ambiente de Itanha√©m tomou iniciativa de pedir ajuda ao Governo Estadual, ap√≥s receber diversas solicita√ß√Ķes dos conselhos municipais entre eles o CONDEMA, COMTUR, ASSETURI, AMIBRA, E ACAI, para ter √™xito na preserva√ß√£o ambiental desta regi√£o do Munic√≠pio.

O maior objetivo do controle de acesso ao local √© de combater invas√Ķes, ao desmatamento, √†s ocupa√ß√Ķes ilegais de √°reas de prote√ß√£o ambiental, al√©m de fortalecer o desenvolvimento econ√īmico sustent√°vel, atrav√©s da qualifica√ß√£o do ecoturismo.

O Governo Municipal de Itanha√©m solicitou √† Funda√ß√£o Florestal, que realize o ordenamento, o controle, o monitoramento e a vigil√Ęncia dos acessos √†s √°reas de preserva√ß√£o e de importantes atrativos tur√≠sticos locais, como a Cachoeira Tr√™s Quedas.

A Funda√ß√£o Florestal do Estado de SP tem como finalidade contribuir para a conserva√ß√£o, o manejo e a amplia√ß√£o das florestas de produ√ß√£o e das unidades de conserva√ß√£o estaduais, al√©m de executar a√ß√Ķes integradas voltadas para a conserva√ß√£o ambiental, a prote√ß√£o da biodiversidade, o desenvolvimento sustent√°vel, a recupera√ß√£o de √°reas degradadas e o reflorestamento de locais ambientalmente vulner√°veis, realizando parcerias com √≥rg√£os governamentais e institui√ß√Ķes da sociedade civil.

A Funda√ß√£o Florestal √© respons√°vel pela gest√£o de Unidades de Conserva√ß√£o de Prote√ß√£o Integral e de Uso Sustent√°vel no Estado de S√£o Paulo, incluindo Esta√ß√Ķes Ecol√≥gicas, Parques Estaduais, Monumentos Naturais, Ref√ļgios de Vida Silvestre, √Āreas de Prote√ß√£o Ambiental, √Āreas de Relevante Interesse Ecol√≥gico, Florestas Estaduais, Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustent√°vel.

Segundo o Secret√°rio do Meio Ambiente de Itanha√©m, ‚Äúa presen√ßa da Funda√ß√£o Florestal nas √°reas do Parque Estadual proporcionar√£o maior seguran√ßa √†s fam√≠lias que vivem na √°rea rural, aos turistas e certamente fortalecer√° a preserva√ß√£o ambiental e a sustentabilidade da cidade‚ÄĚ, destacou C√©sar Augusto de Souza Ferreira.

De acordo com o Secretário de Turismo Rodrigo Zanella, a implantação do sistema de controle de acesso e monitoramento na região do Vale do Rio Branco, contribuirá para a proteção do meio ambiente natural, trará maior segurança a população residente e aos usuários dos atrativos naturais, além de garantir a preservação da cultura popular e extrativista da localidade.

Estiveram presentes na visita t√©cnica, o Deputado Estadual Caio Fran√ßa, que intermediou o pleito do Munic√≠pio, o Secret√°rio Municipal de Turismo Rodrigo Zanella e o Secret√°rio Municipal de Planejamento e Meio Ambiente C√©sar Augusto de Souza Ferreira, o Secret√°rio Municipal de Desenvolvimento Econ√īmico Rog√©lio Salceda e o Secret√°rio Municipal de Rela√ß√Ķes do Trabalho Eliseu Braga Chagas, al√©m da Guarda Civil Municipal, equipes t√©cnicas da Prefeitura e representantes da sociedade civil itanhaense.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Itanhaém