PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Três toneladas de camarão são apreendidas em Praia Grande

Da Redação

A Polícia Militar Ambiental Marítima, subordinada ao 3°BPAmb, flagrou neste sábado (15) pesca na modalidade arrasto de camarão pelo mar territorial de Praia Grande.

Após abordagem e fiscalização, foi constatado que um dos três tripulantes a bordo não era pescador profissional, não tendo as devidas autorizações do órgão ambiental competente para a atividade, como prevê a legislação pesqueira vigente.

O local está inserido no interior da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro e, por essa razão, resultou em um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 126 mil, apreensão da embarcação, redes e demais petrechos de pesca.

Além disso, os 3000 kg de camarão sete-barbas e 100 kg de peixes diversos foram destinados a diversas instituições filantrópicas da região e serão repassados a milhares de pessoas carentes e em situação de risco cadastradas.

As instituições beneficiadas são: Ministério Apostólico Ondas da adoração, Lar Espírita Cristã Elizabeth e 1ª Igreja Batista Missionária, ambas no município de Guarujá, Estância Paraíso Residencial de Santos, Albergue Noturno de Santos, Rotary Club de Bertioga e Associação de Benefícios dos Servidores da Segurança Pública em São Vicente.

A ocorrência, que teve início no período da manhã, terminou apenas depois das 22 horas, após ação complexa entre abordagem, fiscalização, escolta, autuações, descarga e doação de todos os mais de três toneladas de pescados do porão da embarcação.

Raias em extinção

Também no sábado (15), um comércio de pescado em Ubatuba foi flagrando armazenando 86 kg de Raia-Viola “Rhinobatos percellens”, espécie ameaçada de extinção.

A fiscalização resultou em Autos de Infração Ambiental em desfavor ao proprietário do pescado e ao representante da empresa, por armazenar espécime proveniente da pesca proibida, no valor de R$ 8.800,00 cada, apreensão de todo o pescado, os quais foram destinados à Guarda Mirim do município.

Fotos: Polícia Militar Ambiental Marítima