PUBLICIDADE

Região / Polícia

Detentos fazem motim em presídio de Mongaguá

De acordo com o boletim de ocorrência, o caso aconteceu por volta de 8h, enquanto os detentos tomavam banho de sol. Ninguém conseguiu fugir e após negociação eles voltaram para as celas deles. 

 

 

Foto: Divulgação / SIFUSPES

Por Vinícius Farias

Detentos do Centro de Progressão Penitenciária (CCP) de Mongaguá realizaram na manhã desta terça-feira (25), uma tentativa de motim no presídio. De acordo com o boletim de ocorrência, o caso aconteceu por volta de 8h, enquanto os detentos tomavam banho de sol. Ninguém conseguiu fugir e após negociação eles voltaram para as celas deles.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), tudo começou quando um dos presos tentou escalar o alambrado da CCP, mas foi contido por um carcereiro, que acionou o alarme.

De acordo com o órgão, alguns suspeitos que estavam escondidos em uma área de mata teriam jogado pacotes por cima do muro. Quando os policiais foram recolher a carga jogada, diversos detentos atacaram os carcereiros com pedras e alguns conseguiram pular o alambrado da penitenciária, para pegar os pacotes. A ação desencadeou a rebelião dentro do CPP.

Após o início da confusão, um dos policiais acabou machucando a perna por pisar em falso em um buraco.

Segundo a SSP, diversas viaturas foram danificadas, com vidros quebrados e a lataria amassada. A Polícia Militar (PM) foi acionada para atender a ocorrência. Assim que os policiais militares chegaram, precisaram utilizar da força para conter os detentos, usando balas de borracha e trancando o presídio.

Todo o “corre corre” durou em torno de uma hora, até que em negociação entre os policias e os presidiários, um acordo foi firmado e os presos voltaram para as celas deles e devolveram os pacotes que haviam sido arremessados por cima do muro.

Foram realizadas buscas nas proximidades do presídio, mas nenhum suspeito foi encontrado. A perícia foi acionada e o caso registrado no 2° DP de Mongaguá.