Se o anúncio realmente se confirmar, o governo federal toma à frente da obra, mas no modelo defendido pelo governo estadual, gerando uma parceria público-privada (PPP).
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Por Vinícius Farias
Em entrevista à Bandnews no dia 25 de julho, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, cravou que nesta sexta-feira (11), vai acontecer o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pelo governo Lula, que pode anunciar a autorização da construção do túnel Santos-Guarujá, uma pauta que está a muito tempo sendo anunciada, mas nunca saiu do papel. Além da passagem, foram anunciadas também algumas obras, com o investimento de R$ 60 bilhões por ano no novo PAC.
Durante a entrevista, o ministro afirmou que a ligação entre Santos e Guarujá será uma obra do PAC, realizada no formato de parceria público-privada. Segundo a somatória, durante todo o governo Lula o investimento no PAC deve somar cerca de R$ 240 bilhões.
Nesta terça-feira (8) será apresentada a nova versão do programa por Rui Costa e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Se o anúncio realmente se confirmar, o governo federal toma à frente da obra, mas no modelo defendido pelo governo estadual, gerando uma parceria público-privada (PPP).
Visita de Márcio França
No dia 24 de maio, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, visitou o Porto de Zeebrugge, na Bélgica, com o intuito de conhecer os portos da região. Lá, ele disse que planeja construir um túnel imerso como o belga, e idêntico aos túneis já em construção entre Copenhague na Dinamarca e Hamburgo na Alemanha.
Na data, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) de São Paulo informou que o governo paulista apoia uma PPP, juntando recursos públicos com concessão à iniciativa privada.
A secretaria também disse que o empreendimento já tem o projeto-executivo validado por duas consultorias internacionais especializadas na elaboração de projetos de alta complexidade de engenharia e licença ambiental prévia