Da Redação
A Baixada Santista receberá nesta quinta-feira (18) 18,1 mil doses de Pfizer para aplicação da dose adicional aos maiores de 18 anos que tenham ao menos cinco meses de intervalo da segunda dose do imunizante.
De acordo com os pedidos dos próprios municÃpios, e após pacificação com o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo), as doses agora são enviadas uma vez por semana e no quantitativo que cada prefeitura solicita, desde que de acordo com o cronograma vigente.
São Vicente e Praia Grande começaram a aplicar dose de reforço nesta quinta-feira (18) todas as pessoas com idade a partir de 18 anos que tenha completado o esquema vacinal em cinco meses.
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que recebeu, nesta quinta-feira (18), 2.934 doses da vacina Pfizer/BioNTech. Essas doses chegam para reforçar o estoque devido à ampliação do público que receberá a dose de reforço.
A Sesau começa a vacinar com a dose adicional, a partir desta quinta-feira (18), todas as pessoas com idades a partir de 18 anos que tenham completado o esquema vacinal em cinco meses (152 dias).
A iniciativa atende orientação da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que é responsável pela distribuição das doses na região.
Pessoas com 18 anos ou mais, que tomaram a segunda dose até 18 de junho, podem procurar um posto de vacinação para receber a dose de reforço. As vacinas disponÃveis são Coronavac e Pfizer.
Vacinas da Oxford só estão acessÃveis para a segunda dose, em postos especÃficos: Estratégia de Saúde da FamÃlia (ESF) Catiapoã, Unidade Básica de Saúde Central (UBS), ESF Ponte Nova, Shopping Brisamar e Ginásio Poliesportivo.
Destaca-se que pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde e da educação podem tomar a dose de reforço com 60 dias de intervalo da segunda dose. Já para o público adulto (18 anos ou mais) com alto grau de imunossupressão, o intervalo é de 28 dias após a segunda dose ou dose única.
A Sesau disponibiliza, também, para vacinação contra a Covid-19, dois postos móveis. Na Região Insular da Cidade, a loja 329 do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 – Centro) atende das 9h à s 20h. Já na Ãrea Continental, o Ginásio Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga (Praça dos Ambientalistas, s/n – Jardim Rio Branco) vacina das 9h à s 15h30.
Para a dose adicional, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação comprovando as duas primeiras aplicações. Mesmo com as três doses da vacina, permanece a orientação de distanciamento social e uso obrigatório de máscara.
Todas as UBSs e ESFs atendem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30.
Confira os endereços:
– UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509 – Vila Mello)
– UBS Catiapoã (Av. Pérsio de Queiroz Filho, 733/734)
– UBS /ESF Náutica III (Rua Nicolau PatrÃcio Moreira, 225)
– UBS/ ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá)
– UBS/ESF Parque Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/n)
– ESF Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I, s/n)
– ESF Japuà (Avenida Tupiniquins, s/n)
– UBS / ESF Vila Margarida (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 299)
– ESF Humaitá (Rua Maria Rocco, s/n)
– UBS /ESF Samaritá (Rua Sergipe, 70)
– UBS/ESF Parque das Bandeiras (Praça Dário Aredes Lacerda, 70 Loja 11)
– UBS/ESF Vila Ponte Nova E ESF Quarentenário (Rua Salvador, s/n)
– UBS/ ESF Jardim Guassu (Rua Lagarto, 101)
– UBS/ESF JIP (Rua Roberto Koch, 584 – Jóquei Clube)
– UBS Pompeba (Rua Antonio da Costa, s/n)
– UBS/ ESF Sambaiatuba (Praça Dom Bosco, s/n)
– ESF Saquaré / ESF México 70 (Rua do Meio, s/n – Vila Margarida)
– UBS Tancredo Neves (Rua Luiz Meirelles Araújo, s/n)
– ESF Esplanada dos Barreiros (Avenida Brasil, s/n)
– ESF Sá Catarina (Rua Travessa do Parque, s/n – Catiapoã)
– ESF Parque Continental (Avenida Central, 940)
– ESF Gleba II (Avenida Dr. Celso Santos, 510)
– ESF Nova São Vicente e ESF Vila Ema (Rua Eliseu Almeida Melo, 10)
– ESF Jardim Rio Branco I (Rua Antônio RiscalleHusne, 1.760)
– ESF Jardim Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n) – ESF Jardim Rio Negro (Rua E, 110)
Em Santos, embora o Governo do Estado tenha autorizado a vacinação com dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais, Santos aguarda o envio de doses suficientes para contemplar mais grupos. Também volta a ser oferecida a vacina AstraZeneca para a segunda dose de quem tomou a primeira desse imunizante e já cumpriu 8 semanas de intervalo entre as doses.
Em Mongaguá, a Vigilância Epidemiológica está aguardando o parecer técnico do DRS para definir as próximas ações. A cidade ainda não recebeu doses para realizar os atendimentos.
Já a Prefeitura de Bertioga também iniciou nesta quinta-feira (18) a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas de 18 anos ou mais, imunizadas com a segunda dose há pelo menos cinco meses.
No MunicÃpio a campanha de vacinação acontece no Ginásio de Esportes Alberto Alves e Vila do Bem Chácaras, das 9 à s 16 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Estratégia Saúde da FamÃlia (ESFs), das 8 à s 16 horas.
Para ser vacinado, o público deve apresentar a carteira de vacinação, documento de identidade com foto e CPF. Bertioga também segue aplicando a dose de reforço nos imunossuprimidos vacinados com a segunda dose há mais de 28 dias.
Toda terça e quinta-feira acontece o Corujão de Vacinação, das 17 às 20 horas no Ginásio de Esportes Alberto Alves. A campanha é voltada para aplicação da primeira dose em pessoas acima de 12 anos, segundas e doses de reforço.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
ESF Boracéia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº;
ESF Guaratuba – Rua Aprovada 863, n°110;
UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº;
UBS Central – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº;
UBS Vicente de Carvalho II – Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho;
Ginásio de Esportes Alberto Alves – Av. Manoel da Nóbrega, 273, Centro;
Vila do Bem Chácaras – Rua São Gonçalo, s/n.
Já a Prefeitura de Guarujá informa que a Secretaria Municipal de Saúde recebeu um lote com 2.880 doses do imunizante Pfizer nesta quinta-feira (18). O MunicÃpio possui estoque suficiente para abastecer os 20 postos de vacinação.
O Poder Público reduzirá de 180 para 60 dias o intervalo de tempo entre a segunda dose e a dose de reforço (terceira aplicação) da vacina contra a covid-19 para munÃcipes maiores de 18 anos. A medida entrou em vigor na terça-feira (16), nos 20 postos de vacinação da Cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde adotou a medida, clinicamente segura, para ampliar a cobertura vacinal na Cidade. Todos os munÃcipes que já completaram o ciclo vacinal, recebendo a aplicação das duas doses ou dose única (vacina Janssen), precisarão checar a carteira de vacinação e fazer a conta de 60 dias a partir da data registrada na última aplicação.
Até o momento, a dose de reforço era direcionada apenas para idosos com 60 anos ou mais e algumas categorias profissionais que atuam na linha de frente dos serviços públicos durante a pandemia. Os idosos estão recebendo a terceira dose após seis meses da aplicação da segunda e, a partir de agora, serão inseridos no intervalo de dois meses.
Os profissionais de saúde, educação, assistência social, segurança pública e serviços funerários já recebem a terceira dose após 60 dias.
Para receber a dose de reforço, os munÃcipes maiores de 18 anos que completaram o ciclo vacinal há dois meses devem comparecer em um dos 20 postos de vacinação da Prefeitura de Guarujá com um documento original com foto e a carteira de vacinação. Confira os endereços:
Postos de Vacinação:
1 – UBS Vila Alice – O atendimento da Unidade está, provisoriamente durante a reforma estrutural do imóvel, sendo realizado no Centro de Apoio Psicossocial Ãlcool e Drogas – Caps AD II, na Rua Josefa HermÃnia Caldas, 470 – Jardim Progresso;
2 – UBS Morrinhos – Praça do Comércio, s/nº;
3 – UBS Pernambuco – Rua Samambaia, s/nº;
4 – UBS Pae Cará – Avenida São João, 155;
5 – UBS Vila Baiana – Rua Vereador Orlando Falcão, 172;
6 – Usafa Santa Rosa – Rua Manoel da Cruz Michael, 387;
7 – Usafa Cidade Atlântica – Rua Uruguai, 3.000;
8 – Usafa Jardim Boa Esperança – Avenida Adriano Dias dos Santos, 533;
9 – Usafa Jardim Brasil – Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº;
10 – Usafa Jardim Conceiçãozinha – Avenida Bento Pedro da Costa, s/nº;
11 – Usafa Jardim dos Pássaros – Rua Rouxinol, 25;
12 – Usafa Jardim Las Palmas – Rua José Alves de Oliveira, s/nº;
13 – Usafa Jardim Progresso – Rua Josefa HermÃnia Caldas, s/nº;
14 – Usafa Perequê – Rua Rio Branco, 235;
15 – Usafa Santa Cruz dos Navegantes – Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº;
16 – Usafa SÃtio Conceiçãozinha – Rua Santo Antônio, 117;
17 – Usafa Vila Ãurea – Rua Francisco de Castro, s/nº;
18 – Usafa Vila Edna – Avenida Brasil, s/n;
19 – Usafa Vila Rã – Rua Maria Geralda Valadão, 1.114;
20 – Usafa Vila Zilda – Rua Paulo Agostinho Silva, s/nº.
O Portal Mais Santos entrou em contato sobre o assunto com todas as cidades da Baixada Santista. Assim que se manifestarem, serão incluÃdas neste espaço.
Foto: Arquivo