PUBLICIDADE

Região / Saúde

Coral de funcionários de hospital de Itanhaém se apresenta para pacientes

Da Redação

Para alegrar pacientes internados e seus familiares, o coral de colaboradores do Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, preparou uma programação especial de fim de ano. Nestas terça (29) e quarta-feira (30), às 15 horas, o grupo fará apresentações especiais em diferentes andares do hospital, promovendo a interação entre usuários e profissionais, o acolhimento e a humanização no atendimento.

A música tema escolhida deste ano é “A Pazâ€, do grupo Roupa Nova, que fala sobre a esperança de um mundo melhor para todos.

Com aproximadamente 20 integrantes, o coral é formado por profissionais dos diversos setores da unidade e realiza apresentações internas durante todo o ano, sempre adequando o repertório às datas especiais, como Natal, Páscoa e Dia das Mães. A programação é uma iniciativa da Comissão de Humanização.

Em meio à pandemia, os colaboradores estão seguindo todos os protocolos sanitários e de prevenção para evitar a transmissão e contaminação pela Covid-19, como a utilização de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e o distanciamento social adequado.

Para o nutricionista Felipe Raymundo Neves Fernandes, integrante do coral, a música é um instrumento para levar carinho aos pacientes e familiares, principalmente neste momento de pandemia. “A música faz parte da história das pessoas, tem a capacidade de reduzir o estresse, a dor, aliviar a ansiedade e a tristeza, trazendo paz e tranquilidade. É muito gratificante ver a música tocando o coração das pessoas. Por diversas vezes choramos juntos com os pacientes. Durante uma apresentação na UTI, um dos pacientes revelou que era integrante de um grupo de samba famoso, então fizemos uma música deste grupo totalmente de improviso. Foi sensacional!â€, afirma Fernandes.

Leitos
Neste mês, a Secretaria de Estado da Saúde ampliou de 13 para 25 o número de leitos para Covid-19 no Hospital Regional de Itanhaém. Agora, são 10 de UTI e 15 de enfermaria (antes, eram 6 e 7, respectivamente). A medida visa fortalecer a assistência aos pacientes da região. Até o momento, o Hospital de Itanhaém registrou 625 pacientes internados com suspeita ou confirmação da doença, sendo 131 em UTI e 487 altas.

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo