PUBLICIDADE

Região / Saúde

Entrou em vigor a lei que permite ser feita a vasectomia e laqueadura sem consentimento do parceiro

A lei foi sancionada em setembro de 2022, pelo ex presidente Jair Bolsonaro e tinha 180 dias para entrar em vigor. 

 

 

Foto: Mater Prime

Por Vinícius Farias

Entrou em vigor hoje, quinta – feira (02) uma lei que permite a vasectomia e a laqueadura sem a permissão do parceiro. A lei também diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a realização de laqueadura ou vasectomia no Brasil. 

A lei foi sancionada em setembro de 2022, pelo ex presidente Jair Bolsonaro e tinha 180 dias para entrar em vigor. Segundo a regra, o limite da idade mínima não precisará ser seguido pelas pessoas que já tenham ao menos dois filhos vivos.

 

Sobre Laqueadura:

A laqueadura é uma cirurgia de contracepção definitiva feminina que consiste em provocar a obstrução das tubas uterinas para impedir o encontro dos gametas e a fertilização do óvulo. Apesar de sua alta eficácia anticonceptiva, a indicação para esse método é criteriosa, em razão do risco de arrependimento da mulher no futuro. Sendo assim, os ginecologistas costumam orientar a paciente quanto às opções de contraceptivos reversíveis.

 

Sobre a Vasectomia : 

É um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.

O médico aplica uma anestesia local e retira um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozóides dos testículos ao pênis. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico.