PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

Guarujá oferta testes de HIV e Sífilis a quem tomar vacina contra Covid-19

Da Redação

Guaruj√° ofertar√°, a partir desta segunda-feira (2), testes r√°pidos para identificar HIV e S√≠filis a quem for tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19 no Gin√°sio Guaib√™ (Avenida Santos Dumont, 420 ‚Äď Santo Ant√īnio). A ideia √© atingir a principal faixa et√°ria contaminada pela doen√ßa nos √ļltimos anos na Cidade, os jovens.

A a√ß√£o √© parte do conjunto de iniciativas do Munic√≠pio para conscientiza√ß√£o sobre a import√Ęncia da preven√ß√£o, diagn√≥stico e tratamento dessas e de outras Infec√ß√Ķes Sexualmente Transmiss√≠veis (ISTs).

Isso porque o isolamento social pode ter contribuído não só para o surgimento de novos casos, mas também na redução da testagem e até mesmo o início da terapia antirretroviral (TARV), fundamental para impedir a progressão do vírus HIV no organismo e reduzir sua carga viral.

“Em quest√£o de volume, nosso atendimento diminuiu em raz√£o da pandemia. Por outro lado, tem chamado aten√ß√£o a quantidade de jovens infectados, em especial com o v√≠rus HIV. √Č fundamental uma detec√ß√£o e in√≠cio de tratamento cada vez mais √°geis, para n√£o s√≥ proteger a si contra a progress√£o do v√≠rus, mas tamb√©m as outras pessoas, a fim de que n√£o o transmita mais”, explica a coordenadora do Programa IST/Aids/Hepatites Virais, M√°rcia Helena Rodrigues.

Foto: Diego Marchi/PMG