
Da Redação
A Baixada Santista terá o reforço de 16 novos respiradores para unidades hospitalares. A aquisição foi feita pelo Governo do Estado para reforçar o atendimento a pacientes graves contaminados pelo coronavÃrus.
O Hospital Regional de Itanhaém, no litoral sul, receberá seis aparelhos, já o Hospital Guilherme Ãlvaro em Santos terá mais cinco equipamentos. Em Praia Grande, a Prefeitura Municipal contará com mais cinco respiradores que devem ser destinados ao Hospital Irmã Dulce.
“Cada respirador entregue significa um novo leito de UTI aberto. São Paulo dobrou o número de leitos de UTI desde o inÃcio da pandemia, hoje já temos mais de sete mil leitos no estado em ações integradas com as prefeiturasâ€, declarou o Governador João Doria (PSDB).
A distribuição dos equipamentos priorizou cidades em que a taxa de ocupação de UTIs para pacientes Covid-19 era considerada alta. A expectativa do Governo do Estado é conseguir manter os Ãndices de internações graves abaixo de 80%, o que permitirá que as cidades atendam a critérios de flexibilização da quarentena e reabertura gradual da economia previstos no Plano São Paulo.
Doria também disse que outros 700 respiradores deverão ser entregues até o final da próxima semana em todo o Estado. “Teremos mais 1,6 mil leitos de UTI disponÃveis até 30 de julhoâ€, afirmou. A expansão robusta de vagas de UTI em todo o estado em pouco mais de dois meses é considerada uma medida decisiva para manter a capacidade de atendimento do sistema de saúde durante a pandemia.
Foto: Reprodução