PUBLICIDADE

Região / Saúde

Hospital Guilherme Álvaro lança campanha para conscientização sobre o câncer de mama

Da Redação

Em programação de conscientização e prevenção do câncer de mama, foco do Outubro Rosa, o Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, programou uma campanha especial que ofertará cerca de 700 exames para colaboradoras da unidade com mais de 40 anos de idade, no decorrer do mês.

Além da oferta rotineira de exames para a população em geral, esta iniciativa pretende incentivar as profissionais de saúde a se prevenir. A unidade também promove, ao longo do mês, atividades de orientação sobre o tema (veja programação nos próximos parágrafos).

“Estamos atentos às necessidades das trabalhadoras da saúde, que estão na linha de frente da assistência, todos os dias. É nosso papel garantir boas condições de acolhimento, diagnóstico e tratamento adequados para qualquer cidadã ou profissional”, pontua a diretora do Hospital, Monica Mazzurana. Nos casos em que os exames apresentarem alterações, as pacientes serão avaliadas por um médico para definição da conduta terapêutica apropriada para cada pessoa.

As interessadas devem agendar as mamografias no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Os exames poderão ser feitos de segunda a sexta, das 7h às 17h. A iniciativa é uma parceria do setor de Humanização da unidade.

“Cuidar de quem cuida é uma das mais lindas missões de um hospital e, o Outubro Rosa, nos possibilita realizar mais esse sonho, cuidar das nossas pacientes e também das nossas funcionárias”, acrescenta a diretora.

Laços

Além da oferta de exames, ao longo do mês serão distribuídos laços na cor pink ara pacientes, funcionárias e familiares com a finalidade de destacar a importância da mamografia como método de rastreamento precoce para identificar pequenos caroços na mama. O prédio do hospital exibe ainda iluminação especial na cor rosa e um arco de balões na entrada para acolher os usuários.

A equipe do hospital também disponibilizou uma urna com papel e caneta para incentivar que mulheres contem suas histórias sem a necessidade de se identificar, incentivando o diálogo sobre o câncer de mama. Até o dia 30 de outubro, pacientes e colaboradoras também têm a oportunidade de participar de grupos terapêuticos, onde poderão compartilhar relatos de superação de quem está na luta ou já venceu o câncer.

Na manhã do dia 20, o hospital prepara uma roda de conversa presencial e online com profissionais da área. À tarde, as pacientes e colaboradoras terão o “Momento da Beleza”, com maquiagem gratuita. Kits de maquiagem serão sorteados no dia 22.

Para encerrar a programação, no dia 29, às 18h, haverá outra roda de conversa online a fim de conscientizar a população feminina sobre a importância da realização de exames preventivos e diagnósticos precoces, reiterando a importância do compartilhamento de informações e do estabelecimento de uma rede de apoio com familiares.