Da Redação
Uma paciente que estava internada na UTI do Hospital de Cubatão chamou atenção ao ter seu pedido atendido para ver seu jabuti de estimação. O encontro entre Maria do Socorro Sampaio, de 62 anos, e o animalzinho foi promovido graças uma iniciativa do próprio hospital, que busca identificar desejos das pessoas hospitalizadas lá e realizá-los na medida do possÃvel.
Para que pudesse ver o animalzinho de estimação, houve um esforço de toda a equipe, que levou o jabuti para um ambiente externo, dentro do próprio Hospital de Cubatão. “Meu coração hoje está do tamanho do mundo. Eu estava com muita saudadeâ€, disse Maria, que no mesmo dia, no perÃodo da tarde, teve alta da Unidade de Terapia Intensiva.
Segundo o Hospital de Cubatão, o projeto “O que importa para você?” é uma forma de estimular a relação humanizada entre pacientes e profissionais de saúde com intuito de promover escuta e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social com base no que realmente importa para o paciente.
O projeto tem impacto tanto para os pacientes, quanto para os profissionais da saúde, que ganham novo fôlego a cada edição. “Nós vimos isso no processo de cura dela. Porque, durante o dia, depois que a filha e o animalzinho de estimação foram vê-la, ela aceitou melhor a alimentação, que vinha rejeitando. Foi muito emocionante e gostoso para nós que prestamos assistência diariamenteâ€, explica Samandha Gagliardi Iannuzzi, supervisora das UTIs e Pronto Atendimento na Fundação São Francisco Xavier (FSFX), que administra o Hospital de Cubatão.
Grande parte dos pacientes desejou comer algo diferente ou a refeição feita por um familiar. Foi o caso da professora Elizângela Sales da Silva, que estava há nove dias no hospital. Como desejo, ela escolheu tomar uma simples vitamina. “Foi a primeira coisa que veio na minha cabeça. Fazia parte da minha rotina. Esse projeto é um aconchego para nósâ€, conta.
O Hospital de Cubatão aderiu ao “O que importa para você†em agosto de 2020, em meio à pandemia da Covid-19. Segundo o coordenador do projeto e Analista de Qualidade e Segurança da Fundação São Francisco Xavier, Kevin Cristian Souza da Costa “de lá para cá, 42 pacientes já foram atendidos. É um tratamento digno, que faz com que estes pacientes sejam contemplados clinicamente, mas também, atendidos de forma humanizadaâ€.
Foto da capa: Divulgação/Hospital de Cubatão