Da Redação
Preocupada em garantir um melhor atendimento de reabilitação de pacientes com sequelas fÃsicas, mentais ou emocionais provocadas pela covid-19, a Prefeitura de Praia Grande tem ampliado a oferta de sua robusta estrutura para atender toda a população. Mas sem deixar de cuidar dos protocolos sanitários, pois a pandemia não acabou.
As 30 Unidades de Saúde da FamÃlia espalhadas pelo MunicÃpio são a porta de entrada do cidadão. O paciente é atendido pela equipe e, caso apresente sequelas leves, é direcionado para uma das Academias da Saúde, que contam com diversas atividades supervisionadas por educadores fÃsicos e voltadas para o bem-estar das pessoas. Vale ressaltar que as academias estão abertas a todos os públicos, não apenas os idosos.
Para os casos que necessitam de um cuidado mais especializado, o paciente é encaminhado para o Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim, cujo atendimento multidisciplinar oferece, inclusive, sessões de fisioterapia e, agora, também de hidroterapia, na piscina situada na Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), no Bairro Tupiry, numa parceria da pasta com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap).
Os munÃcipes que apresentem transtornos psicológicos diversos como ansiedade, depressão, entre outros, poderão ser encaminhados pelas Usafas para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que contam com médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem. São quatro na Cidade: dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps II) Boqueirão e Mirim, um Caps Ãlcool e Drogas (Caps AD) 24 horas e outro Infantil (Caps i).
Foto: Divulgação/PMPG