PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

Praia Grande: pacientes com comorbidades acima de 18 anos j√° podem tomar terceira dose da vacina contra Covid-19

Da Redação

A partir desta terça-feira (16), Praia Grande amplia a vacinação de terceira dose (dose adicional) para os pacientes com comorbidades acima de 18 anos. A vacinação prossegue no Polo Ginásio Rodrigão (Avenida Presidente Kennedy, 5563, Bairro Tupi), de segunda a domingo, das 9h às 15h.

Poder√£o tomar a terceira dose apenas os pacientes com comorbidades que completaram o esquema vacinal (receberam as duas doses) h√° pelo menos 28 dias. √Č necess√°rio apresentar a carteira de vacina√ß√£o com as duas doses e o laudo ou receitas que comprovem a condi√ß√£o de sa√ļde.

As comorbidades definidas pelo Minist√©rio da Sa√ļde s√£o:

Doen√ßas Cardiovasculares, sendo: Insufici√™ncia card√≠aca, Cor-pulmonale e Hipertens√£o pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, S√≠ndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doen√ßa da aorta, dos grandes vasos e fistolas arteriovenosas, Arritmias card√≠acas, Cardiopatias cong√™nitas no adulto, Pr√≥teses valvares e Dispositivos card√≠acos implantados. Al√©m de: Diabetes mellitus, Pneumopatias cr√īnicas graves, Hipertens√£o arterial resistente, Hipertens√£o arterial est√°gio 3, Hipertens√£o est√°gios 1 e 2 com les√£o e √≥rg√£o alvo, Doen√ßa Cerebrovascular, Doen√ßa renal cr√īnica, Imunossuprimidos, Anemia falciforme, Obesidade m√≥rbida, Cirrose Hep√°tica, HIV.

Documenta√ß√£o terceira dose comorbidades 18+ ‚Äď Os pacientes com comorbidades dever√£o levar o comprovante de vacina√ß√£o com o esquema vacinal completo h√° 28 dias, al√©m de documento pessoal, comprovante de resid√™ncia e documento que comprove a comorbidade ou defici√™ncia (laudo m√©dico/ exame ou receita);

A vacinação prossegue em Praia Grande para adolescentes acima dos 12 anos e também para os adultos, tanto para a primeira quanto para a segunda dose. O Município continua aplicando a segunda dose do imunizante da Pfizer com 21 dias de intervalo para pessoas acima de 18 anos e com oito semanas para adolescentes de 12 a 17 anos. No caso da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, o intervalo entre a primeira e segunda doses é de oito semanas. Para a Coronavac, o intervalo permanece de 21 dias.

Os idosos acima de 60 anos, pacientes imunossuprimidos acima de 18 anos, trabalhadores da sa√ļde, educadores f√≠sicos e profissionais da educa√ß√£o tamb√©m j√° podem receber a terceira dose. Est√£o aptos a tomar a terceira dose apenas os idosos e trabalhadores da sa√ļde e da educa√ß√£o que tomaram as duas doses h√° pelo menos seis meses. No caso dos imunossuprimidos, podem receber a terceira dose aqueles que j√° completaram o esquema vacinal h√° 28 dias.

Documentação terceira dose 60+: Os idosos deverão levar o comprovante de vacinação com o esquema vacinal completo há seis meses, além de documento pessoal e comprovante de residência.

Documenta√ß√£o terceira dose imunossuprimidos: As pessoas imunossuprimidas dever√£o levar o comprovante de vacina√ß√£o com o esquema vacinal completo h√° 28 dias, al√©m de documento pessoal, comprovante de resid√™ncia e laudo ou receitas que comprovem a condi√ß√£o de sa√ļde.

Documenta√ß√£o trabalhadores da sa√ļde: Conforme determina√ß√£o do Governo do Estado para fins de vacina√ß√£o, s√£o considerados trabalhadores da sa√ļde aqueles que atuam em estabelecimentos de assist√™ncia e vigil√Ęncia √† sa√ļde, sejam profissionais ou equipe de apoio. S√£o considerados os seguintes estabelecimentos: consult√≥rios m√©dicos, laborat√≥rios de an√°lises cl√≠nicas, farm√°cias, consult√≥rios odontol√≥gicos, centros m√©dicos, centros de diagn√≥sticos terap√™uticos. Estudantes e estagi√°rios tamb√©m poder√£o ser imunizados, desde que comprovem o v√≠nculo com a institui√ß√£o.

Os trabalhadores de sa√ļde dever√£o levar o comprovante de vacina√ß√£o com o esquema vacinal completo h√° seis meses, al√©m de documento pessoal com foto, CPF e documento do conselho de classe (se houver). √Č preciso ainda apresentar a c√≥pia de comprovante que vincula o trabalhador com a institui√ß√£o ou empresa em que trabalha (declara√ß√£o do empregador, carteira de trabalho ou holerite, por exemplo). Essa c√≥pia ficar√° retida no polo de vacina√ß√£o.

Documentação trabalhadores da educação: O profissional da educação deverá apresentar o comprovante do local de trabalho no Município de Praia Grande, comprovante de vacinação com o esquema vacinal completo há seis meses, comprovante de residência (caso resida no Município), documento pessoal com foto e CPF.

Documentação educadores físicos: Os educadores deverão levar o comprovante de vacinação com o esquema vacinal completo há seis meses, comprovante de residência, documento pessoal com foto, CPF e documento do conselho de classe.

Documenta√ß√£o 12 a 17 anos: Os adolescentes devem apresentar o documento de identidade e o CPF ou Cart√£o do SUS e o comprovante de resid√™ncia (pode ser em nome do respons√°vel). Esse p√ļblico deve fazer um cadastro no site do Governo do Estado: http://vacinaja.sp.gov.br.

Para mais informa√ß√Ķes sobre a vacina√ß√£o em Praia Grande acesse: www.praiagrande.sp.gov.br/coronavirus.

Foto: Arquivo