Diversas consultas em especialidades médicas e exames de média e alta complexidade estão com a fila de espera zerada em Praia Grande. Os investimentos realizados pelo Município proporcionou que pacientes que aguardavam consultas em mais de 23 especialidades e que estavam nas filas de espera fossem todos atendidos. Outras 17 especialidades tiveram as filas equilibradas no último ano.
Os dados foram apresentados nessa semana pela Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande, durante reunião com o prefeito Alberto Mourão. “Nosso objetivo é zerar todas as filas e estamos trabalhando duro para isso. A questão vai além de investimentos financeiros, é necessário criar estratégias, buscar parcerias e estar disposto a procurar soluções”, explica o chefe do executivo.
Além das consultas, os exames de média e alta complexidade também sofreram drástica diminuição na espera. São 22 filas zeradas em exames como angiotomografia, ultrasson, exames oftalmológicos, endoscopia, citoscopia, tomografia com sedação, entre outros. Além disso, outros 12 exames tiveram as filas de espera equilibradas.
Segundo o secretário de Saúde de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, o objetivo é zerar cada vez mais filas e proporcionar o melhor atendimento possível à população.
“O município se compromete cada vez mais em, de fato, resolver o problema de sua população. Mesmo alguns procedimentos que são de responsabilidade do Estado, Praia Grande tem se movimentado e investido recursos próprios em prol de um bem maior que é a saúde de seus munícipes”, disse.
Investimentos
A Prefeitura de Praia Grande informa que investe cada vez mais em Saúde. Mais de R$ 30 milhões estão sendo disponibilizados para todos os setores da área.
Na urgência e emergência, além da entrega da nova base do Samu, no Bairro Boqueirão, 10 novas ambulâncias foram entregues em maio de 2019. Os prontos-socorros estão recebendo novos equipamentos como macas, camas, monitores cardíacos, tomógrafos, aparelhos de imagem de última geração e também estão sendo realizados manutenções e reformas prediais e estruturais.
O Hospital Irmã Dulce além de receber modernos equipamentos cirúrgicos e hospitalares, também conta a instalação de equipamentos de ar-condicionado e televisores em todos os quartos para total conforto dos pacientes. Já está em fase inicial a reforma e reestruturação completa da unidade que vai resultar na ampliação em mais de 100 leitos, reestruturação total da maternidade, além de um centro de hemodinâmica.
A Atenção Básica do Município, que conta com 28 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e atende 100% da população, também foi beneficiada com novos equipamentos, reformas das unidades, além da construção de três novas unidades: no Bairro Princesa (já entregue) e nos Bairros Guilhermina e Tupi (em obras).