São Vicente conta com programação especial em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no último sábado (01). A Secretaria de Saúde (Sesau) preparou atividades que seguem até sexta-feira (7).
A Campanha “Fique Sabendo” foi intensificada na CTA Betinho (Rua Treze de Maio, 64 – Centro) e em todas as unidades de saúde da Cidade. A ação tem o objetivo de diagnosticar de forma rápida doenças como sÃfilis e hepatite promovendo a testagem das duas doenças, em seu primeiro dia.
Hoje (05), os profissionais da saúde estarão na Unesp Campus Litoral (Praça Infante Dom Henrique, s/nº – Parque Bitaru) das 8 à s 12 horas. Já no dia 7, das 13 à s 16 horas, a Estratégia de Saúde da FamÃlia (ESF) do México 70 (Rua do Meio, s/nº – Vila Margarida) estará realizando os exames.
Atendimento – Durante todo o ano, a testagem de HIV/sÃfilis e hepatites virais é disponibilizada no CTA Betinho e demais unidades de saúde do MunicÃpio. Também são oferecidas orientação para medidas de prevenção e avaliação de risco para estas doenças.
Nos casos de diagnóstico reagente para HIV, o paciente é encaminhado ao Serviço de Assistência Especializada (SAE), que fica na Rua José Bonifácio, 105, no Centro. O local oferece atendimento por equipe interdisciplinar que realiza acolhimento, consultas e orientação para o tratamento.