PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

Santos terá barreiras sanitárias e fiscalização intensa no comércio para feriado; confira outras cidades

Da Redação

A Prefeitura de Santos anunciou nesta quarta-feira (2) o esquema de fiscalização das medidas sanitárias que será adotado na Cidade, em razão do feriado prolongado de Corpus Christi. Estão previstas barreiras sanitárias na entrada de Santos e até fechamento de comércios que não cumprirem os protocolos.

“O motorista ser√° orientado e haver√° medi√ß√£o de temperatura. √Č uma maneira de restringir tamb√©m o turismo de um dia, evitando contamina√ß√£o e pressionando o sistema de sa√ļde p√ļblica”, afirma o prefeito Rog√©rio Santos. “No com√©rcio, teremos a intensifica√ß√£o da fiscaliza√ß√£o das atividades comerciais e fecharemos os estabelecimentos que n√£o cumprirem os protocolos. Aqueles que respeitam n√£o podem ser prejudicados por quem √© irrespons√°vel. A fiscaliza√ß√£o vai ser mais dura do que tem sido”, emenda.

O prefeito Rog√©rio Santos tamb√©m anunciou que est√£o sendo comprados testes de ant√≠geno, os do cotonete, que propiciam resultados em 15 minutos. Os atuais demoram 10 dias. “Confirmando um caso positivo, faremos isolamento da pessoa e pesquisa em familiares e grupos de conv√≠vio. A inten√ß√£o √© esse programa de testagem dos sintom√°ticos, mas tamb√©m dos assintom√°ticos por interm√©dio de pesquisas”, explica.

Rog√©rio Santos tamb√©m afirmou que ser√° feita reuni√£o t√©cnica com todos os hospitais para rever protocolos e promover mudan√ßas que se fa√ßam necess√°rias, articulando ainda mais a parte hospitalar com a pr√©-hospitalar e, desta forma, tentando evitar cada vez mais as interna√ß√Ķes.

“Temos feitos reuni√Ķes intensas com governos e infectologistas, montando novos protocolos para barrar essa terceira onda, que √© muito mais perigosa, e em faixa et√°ria de mais jovens. H√° jovens de 30 anos e sem comorbidades que est√£o morrendo em poucos dias na Cidade e no Pa√≠s”, afirma.

S√£o Vicente

Em raz√£o do feriado prolongado de Corpus Christi, a partir desta quinta-feira (3), a Prefeitura de S√£o Vicente vai colocar em pr√°tica um plano de a√ß√£o integrada para evitar aglomera√ß√Ķes e a dissemina√ß√£o do coronav√≠rus, uma vez que os n√ļmeros de infectados com a Covid-19 e de ocupa√ß√Ķes de leitos ainda preocupam bastante.

Na quinta (3), sexta (4) e s√°bado (5), uma for√ßa-tarefa percorrer√° S√£o Vicente com o objetivo de coibir as aglomera√ß√Ķes. A fiscaliza√ß√£o atuar√° das 12h √†s 18h, com GCMs e fiscais da Secretaria de Desenvolvimento do Com√©rcio, Ind√ļstria e Assuntos Portu√°rios (Secinp), e das 21h √†s 3h do dia seguinte, com GCM e fiscais da Vigil√Ęncia Sanit√°ria. Durante esse trabalho, haver√° aplica√ß√£o de multas para os locais reincidentes em promover festas, ou seja, casas, marinas, bares e estabelecimentos comerciais em geral, que j√° foram notificados em fiscaliza√ß√Ķes anteriores.

Os dois píeres, do Gonzaguinha e da Praia dos Milionários, serão isolados com gradis, bem como o mirante na Ilha Porchat para impedir o acesso de visitantes.

As praias não serão fechadas, mas seguem liberadas apenas para atividades físicas individuais. Estão proibidos guarda-sóis, carrinhos e barracas, e os ambulantes não podem colocar cadeiras e estruturas que gerem aglomeração.

Para den√ļncias de aglomera√ß√Ķes, as pessoas podem entrar em contato com o telefone 153 ou pelo WhatsApp (13) 99641-0112.

Praia Grande

Neste feriado prolongado de Corpus Christi, a Prefeitura de Praia Grande volta a realizar as barreiras de orienta√ß√£o e verifica√ß√£o na entrada da Cidade para conscientizar condutores de ve√≠culos de outras localidades sobre a import√Ęncia de retornarem para a cidade de origem e cumprirem este per√≠odo de medidas restritivas em suas resid√™ncias. Os trabalhos ser√£o realizados na Avenida Ayrton Senna, Bairro Xixov√°, entre a tarde de quarta-feira (02) e domingo (6). Toda a a√ß√£o visa evitar o avan√ßo da pandemia do coronav√≠rus (Covid-19) na Regi√£o. Entre o dia 25 de mar√ßo e 9 de maio, per√≠odo em que foram realizadas barreiras, cerca de 30 mil ve√≠culos foram abordados.

Os trabalhos acontecem com agentes de tr√Ęnsito e guardas civis municipais, com o apoio da Pol√≠cia Militar. Durante as a√ß√Ķes, tamb√©m s√£o salientados os cuidados sanit√°rios necess√°rios para evitar o cont√°gio da doen√ßa e a import√Ęncia do distanciamento social. Os bloqueios acontecem de forma organizada, priorizando a passagem de √īnibus municipais e intermunicipais, t√°xis e ve√≠culos de carga.

O secret√°rio de Tr√Ęnsito de Praia Grande, Jos√© Am√©rico Franco Peixoto, explicou que durante os trabalhos tamb√©m s√£o entregues aos condutores e passageiros informativos com importantes cuidados para evitar a contamina√ß√£o do coronav√≠rus. ‚ÄúPraia Grande est√° tomando todas as medidas necess√°rias para evitarmos o avan√ßo dessa doen√ßa. Contamos tamb√©m com o apoio de todos, ficando em casa quem pode, usando m√°scaras e priorizando o distanciamento social‚ÄĚ.

√Č importante destacar tamb√©m que por conta das medidas em toda Baixada Santista de enfrentamento √† covid-19, continua suspensa em Praia Grande a emiss√£o de autoriza√ß√£o para o ingresso de ve√≠culos de turismo (√īnibus, micro-√īnibus e vans) no Munic√≠pio.

Guaruj√°

A Prefeitura de Guaruj√° informa que n√£o adotar√° barreiras sanit√°rias, mas seguir√° fiscalizando as regras da Fase de Transi√ß√£o do Plano S√£o Paulo. O com√©rcio pode funcionar das 6 √†s 21 horas, com 30% da capacidade m√°xima. √Č obrigat√≥rio o uso de m√°scara, disponibiliza√ß√£o de √°lcool em gel para clientes e funcion√°rios, a promo√ß√£o do distanciamento social e demais medidas profil√°ticas j√° amplamente divulgadas.

Nas praias está permitido o uso de guarda-sóis. Ambulantes poderão desenvolver suas atividades fixando no máximo 10 deles, com até quatro cadeiras. O mesmo também vale para os quiosques da orla. Ambos estão proibidos de reservar espaços na faixa de areia, colaborando com o monitoramento dos clientes para evitar grande fluxo de pessoas.

Bertioga

A Secretaria de Seguran√ßa e Cidadania de Bertioga informa que n√£o haver√° controle de acesso nas entradas da Cidade neste feriado, mas realizar√° a√ß√Ķes de fiscaliza√ß√£o nas praias e for√ßa-tarefa para o combate de aglomera√ß√Ķes, festas clandestinas e pancad√Ķes.

De acordo com decreto municipal, n√ļmero 3.694/21, as praias continuam permitidas apenas para atividades individuais e com√©rcio ambulante, sendo obrigat√≥rio o uso de m√°scara. Permanece proibida a montagem de mesas, cadeiras, guarda-s√≥is ou qualquer estrutura por banhistas, exceto pelo com√©rcio ambulante. A pr√°tica de esportes coletivos e aglomera√ß√Ķes seguem proibidas.

Peruíbe

De acordo com o secret√°rio municipal de Defesa Social, Jos√© Romeu Dutra, o munic√≠pio n√£o far√°¬†barreiras¬†sanit√°rias¬†neste feriado, entretanto, mais uma vez ser√£o mantidas as equipes de for√ßa-tarefa, seguindo o Plano S√£o Paulo e o decreto municipal que regulamenta as medidas e restri√ß√Ķes durante este per√≠odo.

Mongagu√°

A Prefeitura de Mongaguá informa que realizará barreiras sanitárias na entrada da cidade e na Estrada da Fazenda. A ação deve começar na parte da manhã.

Cubat√£o

A Prefeitura de Cubatão informou que, pelo fato de a cidade não apresentar mudança de movimento de pessoal (turistas) nesse período, não há necessidade de barreira sanitária.

Apenas a Prefeitura de Itanhaém não respondeu ao questionamento do Portal Mais Santos. Assim que fizer, será incluída neste espaço.

Crédito da foto: Susan Hortas/Arquivo/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos