Da Redação
A Prefeitura de Santos anunciou nesta quarta-feira (2) o esquema de fiscalização das medidas sanitárias que será adotado na Cidade, em razão do feriado prolongado de Corpus Christi. Estão previstas barreiras sanitárias na entrada de Santos e até fechamento de comércios que não cumprirem os protocolos.
“O motorista será orientado e haverá medição de temperatura. É uma maneira de restringir também o turismo de um dia, evitando contaminação e pressionando o sistema de saúde pública”, afirma o prefeito Rogério Santos. “No comércio, teremos a intensificação da fiscalização das atividades comerciais e fecharemos os estabelecimentos que não cumprirem os protocolos. Aqueles que respeitam não podem ser prejudicados por quem é irresponsável. A fiscalização vai ser mais dura do que tem sido”, emenda.
O prefeito Rogério Santos também anunciou que estão sendo comprados testes de antÃgeno, os do cotonete, que propiciam resultados em 15 minutos. Os atuais demoram 10 dias. “Confirmando um caso positivo, faremos isolamento da pessoa e pesquisa em familiares e grupos de convÃvio. A intenção é esse programa de testagem dos sintomáticos, mas também dos assintomáticos por intermédio de pesquisas”, explica.
Rogério Santos também afirmou que será feita reunião técnica com todos os hospitais para rever protocolos e promover mudanças que se façam necessárias, articulando ainda mais a parte hospitalar com a pré-hospitalar e, desta forma, tentando evitar cada vez mais as internações.
“Temos feitos reuniões intensas com governos e infectologistas, montando novos protocolos para barrar essa terceira onda, que é muito mais perigosa, e em faixa etária de mais jovens. Há jovens de 30 anos e sem comorbidades que estão morrendo em poucos dias na Cidade e no PaÃs”, afirma.
São Vicente
Em razão do feriado prolongado de Corpus Christi, a partir desta quinta-feira (3), a Prefeitura de São Vicente vai colocar em prática um plano de ação integrada para evitar aglomerações e a disseminação do coronavÃrus, uma vez que os números de infectados com a Covid-19 e de ocupações de leitos ainda preocupam bastante.
Na quinta (3), sexta (4) e sábado (5), uma força-tarefa percorrerá São Vicente com o objetivo de coibir as aglomerações. A fiscalização atuará das 12h às 18h, com GCMs e fiscais da Secretaria de Desenvolvimento do Comércio, Indústria e Assuntos Portuários (Secinp), e das 21h às 3h do dia seguinte, com GCM e fiscais da Vigilância Sanitária. Durante esse trabalho, haverá aplicação de multas para os locais reincidentes em promover festas, ou seja, casas, marinas, bares e estabelecimentos comerciais em geral, que já foram notificados em fiscalizações anteriores.
Os dois pÃeres, do Gonzaguinha e da Praia dos Milionários, serão isolados com gradis, bem como o mirante na Ilha Porchat para impedir o acesso de visitantes.
As praias não serão fechadas, mas seguem liberadas apenas para atividades fÃsicas individuais. Estão proibidos guarda-sóis, carrinhos e barracas, e os ambulantes não podem colocar cadeiras e estruturas que gerem aglomeração.
Para denúncias de aglomerações, as pessoas podem entrar em contato com o telefone 153 ou pelo WhatsApp (13) 99641-0112.
Praia Grande
Neste feriado prolongado de Corpus Christi, a Prefeitura de Praia Grande volta a realizar as barreiras de orientação e verificação na entrada da Cidade para conscientizar condutores de veÃculos de outras localidades sobre a importância de retornarem para a cidade de origem e cumprirem este perÃodo de medidas restritivas em suas residências. Os trabalhos serão realizados na Avenida Ayrton Senna, Bairro Xixová, entre a tarde de quarta-feira (02) e domingo (6). Toda a ação visa evitar o avanço da pandemia do coronavÃrus (Covid-19) na Região. Entre o dia 25 de março e 9 de maio, perÃodo em que foram realizadas barreiras, cerca de 30 mil veÃculos foram abordados.
Os trabalhos acontecem com agentes de trânsito e guardas civis municipais, com o apoio da PolÃcia Militar. Durante as ações, também são salientados os cuidados sanitários necessários para evitar o contágio da doença e a importância do distanciamento social. Os bloqueios acontecem de forma organizada, priorizando a passagem de ônibus municipais e intermunicipais, táxis e veÃculos de carga.
O secretário de Trânsito de Praia Grande, José Américo Franco Peixoto, explicou que durante os trabalhos também são entregues aos condutores e passageiros informativos com importantes cuidados para evitar a contaminação do coronavÃrus. “Praia Grande está tomando todas as medidas necessárias para evitarmos o avanço dessa doença. Contamos também com o apoio de todos, ficando em casa quem pode, usando máscaras e priorizando o distanciamento socialâ€.
É importante destacar também que por conta das medidas em toda Baixada Santista de enfrentamento à covid-19, continua suspensa em Praia Grande a emissão de autorização para o ingresso de veÃculos de turismo (ônibus, micro-ônibus e vans) no MunicÃpio.
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá informa que não adotará barreiras sanitárias, mas seguirá fiscalizando as regras da Fase de Transição do Plano São Paulo. O comércio pode funcionar das 6 às 21 horas, com 30% da capacidade máxima. É obrigatório o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel para clientes e funcionários, a promoção do distanciamento social e demais medidas profiláticas já amplamente divulgadas.
Nas praias está permitido o uso de guarda-sóis. Ambulantes poderão desenvolver suas atividades fixando no máximo 10 deles, com até quatro cadeiras. O mesmo também vale para os quiosques da orla. Ambos estão proibidos de reservar espaços na faixa de areia, colaborando com o monitoramento dos clientes para evitar grande fluxo de pessoas.
Bertioga
A Secretaria de Segurança e Cidadania de Bertioga informa que não haverá controle de acesso nas entradas da Cidade neste feriado, mas realizará ações de fiscalização nas praias e força-tarefa para o combate de aglomerações, festas clandestinas e pancadões.
De acordo com decreto municipal, número 3.694/21, as praias continuam permitidas apenas para atividades individuais e comércio ambulante, sendo obrigatório o uso de máscara. Permanece proibida a montagem de mesas, cadeiras, guarda-sóis ou qualquer estrutura por banhistas, exceto pelo comércio ambulante. A prática de esportes coletivos e aglomerações seguem proibidas.
PeruÃbe
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, José Romeu Dutra, o municÃpio não fará barreiras sanitárias neste feriado, entretanto, mais uma vez serão mantidas as equipes de força-tarefa, seguindo o Plano São Paulo e o decreto municipal que regulamenta as medidas e restrições durante este perÃodo.
Mongaguá
A Prefeitura de Mongaguá informa que realizará barreiras sanitárias na entrada da cidade e na Estrada da Fazenda. A ação deve começar na parte da manhã.
Cubatão
A Prefeitura de Cubatão informou que, pelo fato de a cidade não apresentar mudança de movimento de pessoal (turistas) nesse perÃodo, não há necessidade de barreira sanitária.
Apenas a Prefeitura de Itanhaém não respondeu ao questionamento do Portal Mais Santos. Assim que fizer, será incluÃda neste espaço.
Crédito da foto: Susan Hortas/Arquivo/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos