PUBLICIDADE

Região / Saúde

Santos tem o primeiro caso de sarampo sem relação ao surto em cruzeiro

A cidade de Santos registrou o primeiro caso de sarampo cuja infecção não está relacionada diretamente com o surto ocorrido no navio MSC Seaview.

De acordo com as informações da Prefeitura, esse novo caso ocorreu com uma menina de 4 anos, moradora do bairro Macuco. A criança, que não viajou no cruzeiro, começou a manifestar os sintomas clássicos da doença (febre, tosse, conjuntivite, coriza e manchas vermelhas) a partir do dia 26 de fevereiro.

Após os sintomas da vítima,  a notificação da suspeita foi feita pela unidade de pronto atendimento particular que atendeu a paciente, a qual não precisou de internação hospitalar e ficou em isolamento social, sem frequentar a escola no período de transmissão, informou a municipalidade.

Próximas ações para o bloqueio do sarampo – Depois da suspeita da doença, a Prefeitura disse que realizou o bloqueio dos familiares próximos.  Seguindo os protocolos de vigilância, a partir de amanhã (26) ocorrerão bloqueios vacinais ampliados no local onde ela estuda, na escola municipal Olívia Fernandes (Praça Coronel Fernando Prestes s/n°, Embaré), e no entorno da residência, no Macuco, que compreende trechos da avenida Afonso Pena (nº 271 a 299), ruas Conselheiro João Alfredo (n° 281 a 381), Helio Ansaldo (n° 45 a 82) e Santos Dumont (n° 136 a 234) e Avenida Siqueira Campos (n° 151 a 161).

 Ampliação – A Secretaria de Saúde estará ampliando, a partir desta terça, a campanha de intensificação contra o sarampo na Cidade. Além do público-alvo de 15 a 29 anos, os munícipes das demais faixas etárias que tiverem interesse no reforço na imunização, independentemente do número de doses já tomado, poderão receber nova dose da vacina. A vacinação é feita de segunda a sexta, das 9h às 16h, em 29 policlínicas (endereços abaixo). É necessário levar documento de identificação e, se tiver, carteira de vacinação e cartão SUS.

Dentro do calendário do Ministério da Saúde, a vacina contra o sarampo é aplicada aos 12 meses (primeira dose) e aos 15 meses (reforço). Em ações de bloqueio a vacina não é indicada para crianças menores de seis meses, gestantes e maiores de 60 anos). Já pessoas com imunodepressão (pacientes com câncer, HIV e outras doenças) devem ser avaliadas pelos médicos que as acompanham.

Balanço

Em 2019 (1º de janeiro até 24 de março), já foram aplicadas em Santos 58.672 doses da vacina contra o sarampo – o número é 123% maior do que foi aplicado em todo o ano passado (janeiro a dezembro de 2018).

Jovens Adultos

Do total de doses deste ano, foram 38.201 em jovens e adultos de 15 a 29 anos, público-alvo inicial da  campanha de intensificação da vacinação, o que representa 42% do total de 91 mil pessoas na faixa etária.

Universidades

Desde a semana passada, também estão ocorrendo ações para pessoas de 15 a 29 anos em parceria com as universidades da Cidade. Na noite desta segunda (25), a partir das 19h, haverá ação para alunos da Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias). Nesta terça (26) e quarta (27), das 8h às 11h e das 19h às 22h, ocorrerá para os estudantes da Unip campus Rangel (Av. Francisco Manoel s/n°).

Endereços das policlínicas:

Orla

Aparecida – Av. Pedro Lessa, 1.728

Campo Grande – Rua Carvalho de Mendonça, 607

Embaré – Praça Coronel Fernando Prestes s/nº

Gonzaga – Rua Assis Correia, 17

José Menino / Pompeia – Avenida Floriano Peixoto, 201

Ponta da Praia – Praça 1º de Maio s/nº

Centro/Área Continental

Conselheiro Nébias – Av. Conselheiro Nébias, 514 – Encruzilhada

Vila Mathias- Rua Xavier Pinheiro, 284 – Encruzilhada

Vila Nova – Praça Iguatemi Martins s/nº

Caruara – Rua Andrade Soares s/nº

Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40 – Vila Mathias

Monte Cabrão – Rua Principal s/n°

Zona Noroeste

Alemoa e Chico de Paula- Praça Guilherme Délius s/nº – Alemoa

Bom Retiro- Rua João Fracarolli s/nº

Rádio Clube – Avenida Hugo Maia s/nº

São Manoel – Praça Nicolau Geraigire s/nº – São Manoel

São Jorge e Caneleira – Rua Francisco Ferreira Canto, 351 – São Jorge

Castelo- Rua Francisco de Barros Melo, 184

Piratininga – Praça João de Moraes Chaves s/n°

Morros

Marapé – Rua São Judas Tadeu, 115

Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/nº

São Bento – Rua das Pedras s/nº

Valongo – Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº – Saboó

Morro do José Menino – Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A

Jabaquara – Rua Rangel Pestana, 475

Morro Santa Maria – Rua Um s/n°

Vila Progresso – Rua Três, casa 1 e 2 – Vila Telma

Morro da Penha – Rua Três, 150

Monte Serrat – Praça Correa de Melo s/n°

 

 

Foto: Reprodução