PUBLICIDADE

Região / Trânsito

Obras avançam e Prefeitura de São Vicente reforça sinalização e segurança na Ponte dos Barreiros

Da Redação

Muita gente que passa pela Ponte dos Barreiros, desde a semana passada, já percebeu que o trânsito está diferente. Foi preciso interditar uma das faixas de rolamento da ponte, com a colocação de tapumes e barreiras, e implantar o sistema Pare e Siga. A medida foi necessária tendo em vista a complexidade de uma obra tão aguardada pela população.

Neste início de trabalho, as intervenções na estrutura são pouco visíveis e, por essa razão, a Prefeitura de São Vicente irá divulgar informe semanal, com detalhes do andamento da reforma.

Além disso, diversas ações estão sendo colocadas em prática para minimizar os transtornos, comunicar e orientar adequadamente pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, e garantir mais segurança dos usuários da ponte.

Sistema Pare e Siga O sistema está sendo adotado desde a última quinta-feira (5), a fim de permitir o fluxo controlado nas duas cabeceiras da ponte, e funciona assim: Opera todos os dias, durante 24 horas.

De segunda a sábado:

– Entre 6h e 9h – O Pare e Siga privilegia o tráfego de veículos no sentido Área Insular, liberando o tráfego por 10 minutos e interrompendo por cinco minutos para permitir o movimento no sentido contrário (tempo estimado, podendo variar de acordo com a demanda de veículos).

– Entre 17h e 20h – O Pare e Siga privilegia o tráfego de veículos no sentido Área Continental, liberando o tráfego por 10 minutos e interrompendo por cinco minutos para permitir o movimento no sentido contrário (tempo estimado, podendo variar de acordo com a demanda de veículos).

Domingos: Aos domingos, o sistema Pare e Siga opera de acordo com o fluxo de veículos.

Agentes de trânsito e Guarda Civil Municipal Agentes de trânsito e guardas municipais atuarão de forma contínua em ambos os lados da Ponte dos Barreiros, inclusive no turno da madrugada, das 21h às 6h, a fim de organizar o tráfego, dar suporte aos motoristas e garantir a segurança no local. Os guardas municipais darão suporte tanto aos agentes quanto aos motoristas, fazendo rondas ao longo das filas.

Sinalização e estrutura A sinalização será reforçada dos dois lados, com colocação de faixas e placas indicando o Sistema Pare e Siga e orientando que os motoristas evitem os horários de pico e busquem a rota alternativa, pela rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

Horários de pico Manhã: entre 6h e 9h Tarde e noite: entre 17h e 20h

Orientações gerais

1- Respeite o limite de velocidade na ponte, que é de 40km/h (o radar continua em funcionamento durante as obras);
2- Enquanto as obras estiverem em andamento, é proibido pescar na ponte, sob risco de acidentes;
3 – O sistema Pare e Siga será interrompido para a passagem de veículos em prioridade (Ex.: Polícia, Bombeiros e Ambulâncias em atendimento);
4 – Enquanto estiver na fila, mantenha os vidros levantados e não ostente objetos de valor como celulares, relógios e joias. E sempre que precisar, acione a GCM pelo telefone 153;
5 – Motociclistas: respeitem os limites de velocidade e não façam ultrapassagens no local;
6 – Respeitem as orientações dos agentes de trânsito.

“As obras na ponte eram muito aguardadas pela população e vão nos permitir fazer o progresso chegar mais fácil à Área Continental. Toda obra acaba trazendo algum transtorno, é inevitável, mas os benefícios serão maiores. As medidas adotadas até agora foram para permitir que a reforma acontecesse sem a necessidade de bloquear totalmente a ponte, o que geraria mais transtornos aos usuários. Por isso, contamos com a compreensão e a colaboração de todos para que, daqui a 12 meses, possamos comemorar juntos uma nova Ponte dos Barreiros”, disse o prefeito Kayo Amado.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de São Vicente