Em comemoração ao Dia da Consciência Negra (dia 20), serão realizadas várias ações na Cidade para incentivar o diálogo sobre o assunto e promover a igualdade racial.
Se estendendo até o dia 29, a programação é realizada pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, da Secretaria de Relações Institucionais e Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
No dia 15, feriado Proclamação da República, haverá a Cerimônia do Baobá no Horto, no Jardim Botânico (Rua João Fracarolli s/nº), a partir das 10 horas. Simultaneamente, no Espaço do Idoso (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 260), roda de capoeira do grupo Mulheres da Garoa.
Ainda no feriado, a partir das 17 horas, será colocada uma placa no jardim em frente ao Aquário Municipal, em comemoração ao Dia Municipal da Ação Inter-Religiosa (21).
Dentre os dias 15 e 29, a exposição de quadros “Iemanjá a Rainha do Mar” ficará na entrada do Paço, aberta para visitação das 8 às 17 horas.
TROFÉU
A entrega do Troféu Zumbi dos Palmares, que homenageará 18 pessoas que realizam trabalhos em prol da comunidade negra, está marcada para dia 17, às 19 horas, na sede da OAB (Praça José Bonifácio, 55).
No dia 18, a partir das 16 horas, a atração é palestra sobre empreendedorismo negro, ministrada por Eliana Custódio na Sala Toninho Dantas, Centro Cultural da Zona Noroeste. Nesse mesmo dia, para as crianças haverá um evento de capoeira na Fonte do Sapo, a partir das 17 horas, organizado pelo Professor Igor. Às 19 horas, será apresentada a peça “A Primeira Santa Ceia Negra. Diga não ao racismo, ao preconceito e a discriminação”, do 1º Congresso Evangélico Juvenil Pentecostal Afrobrasileiro, no Sambódromo da Zona Noroeste (Av. Afonso Schmidt s/nº).
MISSA
Haverá missa afro na Igreja Santa Bakita (Rua República Portuguesa, 20, Vila Mathias) no dia 19, a partir das 19 horas. Já no dia seguinte, na Praça Palmares a partir das 10 horas, apresentações da Banda da Polícia Militar e Balé Afro de São Vicente, além de oficinas de maquiagem afro e turbantes e desfile de cabelos étnicos.
No dia 22, a atividade será na UME José Bonifácio (Av. Conselheiro Nébias, 219): mostra de cinema africana para os alunos, às 15 horas.
A Fonte do Sapo receberá encontro de samba rock no dia 25, às 16 horas. E, para finalizar a semana, palestra sobre glaucoma na sede da OAB, dia 29, a partir das 19 horas.