PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Novo Cras do São Manoel, em Santos, é inaugurado

O novo Centro de Referência e Assistência Social do São Manoel (Cras São Manoel) foi inaugurado nesta terça-feira (18), na Rua Feliciano Narciso Bicudo, 655 – São Manoel. A unidade já está funcionando das 8h às 17h.

O Cras tem como objetivo tornar ainda mais próximos os serviços socioassistenciais prestados a 1.393 famílias do São Manoel (942), Vila dos Criadores (407) e Piratininga (44), com renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.

Anteriormente, a população da área de abrangência era atendida pelo Cras Alemoa. A unidade do São Manoel terá, inicialmente, uma equipe formada por dois assistentes sociais, um psicólogo, dois operadores sociais, um recepcionista, além de chefe de seção, que também é assistente social.

Na ocasião, também foi entregue um ônibus destinado aos serviços de Proteção Básica e Especial para transporte e passeios com a população assistida e em acolhimento. Com capacidade para 25 lugares e dotado de elevador acessível, o veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado federal Baleia Rossi (MDB), no valor de R$ 280 mil.

Porta de entrada

O Cras é a porta de entrada aos serviços, programas, benefícios e garantia do acesso aos direitos socioassistenciais após a inscrição das famílias no Cadastro Único, instrumento do Ministério da Cidadania, cujo preenchimento é feito no Cras.

“Fazer esse equipamento aqui, no São Manoel, uma região que precisa bastante, é uma ação muito positiva porque dá mais oportunidades às pessoas que moram aqui. E com o novo ônibus, essas pessoas poderão acessar serviços e equipamentos públicos com mais mobilidade. É um veículo moderno e com acessibilidade”, afirmou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Os Cras realizam ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que consiste no trabalho social para evitar o rompimento de laços e quebra de vínculos familiares, promover o acesso a direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Mota, destacou que, com esta inauguração, a rede de Santos passa a contar com nove unidades do Cras. “A política nacional coloca que essa territorialidade é extremamente importante para que o indivíduo tenha acesso aos serviços. Nessa rede de acolhimento, já são quase 7,5 mil famílias atendidas em um dos programas, que é o Bolsa-Família, e a soma de recursos para este ano de 2020 é de R$ 25 milhões”.

Magali Leite de Freitas, responsável pelo Departamento de Proteção Social Básica da Seds, destacou que a Vila dos Criadores, inserida na região do novo Cras, está num contexto de vulnerabilidade social muito significativa. “A nova unidade era um desejo da população e da Secretaria. Precisávamos estar mais próximos dessa população”.