Da Redação
A Prefeitura de Santos divulgou neste domingo (3) um balanço das barreiras sanitárias implantadas no município desde o dia 28 de novembro. Foram 112 veículos, entre vans, micro-ônibus e ônibus abordados. Desses, 37 não foram autorizados a entrar na cidade e receberam orientações da Guarda Civil Municipal para retornaram aos seus locais de origem. Os demais foram autorizados por comprovarem motivos de trabalho e saúde.
Ainda de acordo com a Administração Municipal, neste primeiro fim de semana de 2021, apenas duas vans foram abordadas pelas equipes das barreiras sanitárias montadas pela Prefeitura no Saboó, entrada de Santos. Os veículos foram autorizados a entrar no município após comprovarem o transporte de pacientes à Santa Casa. Já em frente ao Emissário Submarino, no José Menino, não foi preciso fazer abordagem.
“O trabalho alcançou o objetivo. Não tivemos registro de aglomeração justamente nos dias em que há significativo aumento de turistas. Isso demonstra que as pessoas atenderam as orientações passadas ao longo da semana e que funcionou corretamente a ação da GCM, PM e demais órgãos de fiscalização”, disse o secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel Jr.
As barreiras sanitárias fazem parte da estratégia para evitar aglomerações nas praias e a disseminação da Covid-19. A ação, realizada com apoio da Secretaria de Turismo, Polícia Militar e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), impede a passagem de ônibus, vans e micro-ônibus de turismo não autorizados. Vale lembrar que, desde final de novembro, a Prefeitura não concede novas autorizações para veículos com turistas de um dia.
Foto da capa: Divulgação/Marcelo Martins – Prefeitura de Santos