PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Centro Público de Emprego disponibilizará currículos de formandos do Estação Bistrô

Da Redação

O Centro Público de Emprego disponibilizará, nos próximos dias, o currículo dos 15 alunos formados na 13ª turma do curso de Alimentos & Bebidas do restaurante-escola Estação Bistrô e dos dois que concluíram a 8ª edição do curso de Agente de Turismo e Barista.

Os currículos serão encaminhados a empresas que anunciam vaga no Centro Público (https://www.santos.sp.gov.br/?q=institucional/centro-publico-de-emprego-e-trabalho).

O compromisso foi assumido pela secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino, que, na noite de segunda (22), no auditório do Museu Pelé, presidiu a solenidade de formatura dos 17 jovens. A cerimônia, adiada de março do ano passado em função da pandemia, foi realizada seguindo os protocolos de prevenção à covid-19, com a presença apenas dos alunos e algumas autoridades.

O projeto já formou 321 jovens em risco social, 38% dos quais integrados ao mercado de trabalho antes mesmo de concluído o curso.

Oportunidades

“Vamos colaborar para que vocês ingressem no mercado de trabalho”, frisou a secretária, lembrando comentários de Montanaro, ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino, sobre o que muitos consideram sorte de pessoas bem-sucedidas. “Mas ninguém viu o que essa pessoa fez e como se dedicou para alcançar esse resultado. Não foi sorte. Ela se preparou e, quando a oportunidade chegou, já estava preparada.

Selley Storino lembrou ainda do carinho da Seectur e da Prefeitura pelo projeto do restaurante-escola, há nove anos desenvolvido em parceria com a Universidade Católica de Santos. “Acreditamos no benefício para a população de parcerias entre o poder público, universidades e empresas”, prosseguiu, elogiando o esforço e empenho dos jovens em mudar seu destino.

A coordenadora de Equipamentos de Desenvolvimento Social Débora Marques, da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social), incentivou os formandos a continuar se qualificando. “Hoje é um marco para o caminho que vocês escolheram. Estudem sempre para se aprimorar”.

Destacando o valor e talentosdas pessoas, o reitor da Universidade Católica Marcos Medina Leite quebrou o protocolo e quis saber de cada formando sua experiência no curso, com duração de sete meses. Todos foram unânimes em afirmar que o programa mudou suas perspectivas de vida, oferecendo oportunidades que não haviam sequer cogitado.

Foto: Anderson Bianchi/PMS