PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Grupo presta apoio psicológico aos servidores de Santos de forma virtual

Da Redação

O Grupo de Apoio √†s Perdas, mantido pela Secretaria de Gest√£o (Seges) para prestar aux√≠lio psicol√≥gico a servidores municipais, atualmente realiza atividades semanais on-line. Interessados podem escrever para o e-mail eventoscomed@santos.sp.gov.br, informando nome completo, n√ļmero de registro e telefone para contato.

Até março de 2020, o grupo atuava presencialmente, mas a pandemia de covid-19 obrigou a mudança para o formato virtual, relembra a psicóloga Luciana França, da Seção de Assistência Psicológica e Social ao Servidor (Seapso) e da Coordenadoria de Medicina do Trabalho (Comed).

“Identificamos muitas pessoas que passaram por perda de ente querido, de um animal de estima√ß√£o ou de uma situa√ß√£o como o fim de um casamento ou um adoecimento. Elas acabavam, muitas vezes, desenvolvendo ou agravando um sofrimento emocional como, por exemplo, a depress√£o”.

“A ideia √© oferecer um acolhimento”, comenta Luciana. “Os psic√≥logos e assistentes sociais acabam oferecendo um espa√ßo de escuta e valida√ß√£o desse sofrimento. Um servidor acaba apoiando e acolhendo o outro, o que √© muito terap√™utico tamb√©m”.

Imagem: Anastasia Gepp por Pixabay